Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
PF APURA COMPRA DE VOTOS FINANCIADA PELO GOVERNO DO PIAUÍ

SEGUNDO INVESTIGAÇÃO, SECRETARIAS ESTADUAIS PAGARAM EMPRESAS DE FACHADA PARA VIABILIZAR COMPRA DE VOTOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

14/11/2020 12:21 - Atualizado em 14/11/2020 17:56

Agentes da PF durante cumprimento de mandado na operação (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou neste sábado (14) operação que investiga desvio de recursos públicos para compra de votos nas eleições deste ano em algumas cidades do Piauí. 

Conforme a PF, o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Defesa Civil e das Cidades, fez vários pagamentos a empresas de fachada abertas em nome de laranjas. Nos últimos dias, foram identificados diversos saques de valores em espécie por parte dessas empresas.

A investigação aponta que foram duas empresas de fachada abertas para receber os recursos públicos. A desconfiança aumentou porque os pagamentos se intensificaram nos últimos dias.

Fábio Xavier é o responsável pela Sec. das Cidades (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A Secretaria das Cidades é comandada pelo deputado estadual Fábio Xavier (PL), que está licenciado do mandato para ocupar o cargo de secretário. Já o secretário da Defesa Civil é Geraldo Magela, que foi indicado ao cargo pelo falecido deputado estadual Fernando Monteiro.

A operação mobilizou 30 policiais federais no Piauí para cumprimento de sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Teresina e São Francisco do Piauí. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 98ª Zona Eleitoral de Teresina.

O QUE DIZ O GOVERNO DO PIAUÍ

Ao Política Dinâmica, as secretarias de Estado da Defesa Civil e das Cidades informaram, por meio de uma nota conjunta, que todas as empresas prestadoras de serviços são contratadas seguindo os parâmetros legais e que elas prestam os serviços pelos objetos dos contratos. 

Diz a nota que os pagamentos às empresas são realizados obedecendo todas as formalidades legais, após a conclusão da prestação dos devidos serviços contratados. O texto pontua ainda os casos estão sendo apurados e que os órgãos irão colaborar com as investigações da Polícia Federal para tomar providências cabíveis sobre os responsáveis.

Comente!

ANTERIOR

PIABAS DO RABO SECO

PRÓXIMA

CONDENAÇÃO DE JOICE É ALENTO PARA A BOA POLÍTICA