PF APURA COMPRA DE VOTOS FINANCIADA PELO GOVERNO DO PIAUÍ

Agentes da PF durante cumprimento de mandado na operação (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou neste sábado (14) operação que investiga desvio de recursos públicos para compra de votos nas eleições deste ano em algumas cidades do Piauí. 

Conforme a PF, o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Defesa Civil e das Cidades, fez vários pagamentos a empresas de fachada abertas em nome de laranjas. Nos últimos dias, foram identificados diversos saques de valores em espécie por parte dessas empresas.

A investigação aponta que foram duas empresas de fachada abertas para receber os recursos públicos. A desconfiança aumentou porque os pagamentos se intensificaram nos últimos dias.

Fábio Xavier é o responsável pela Sec. das Cidades (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A Secretaria das Cidades é comandada pelo deputado estadual Fábio Xavier (PL), que está licenciado do mandato para ocupar o cargo de secretário. Já o secretário da Defesa Civil é Geraldo Magela, que foi indicado ao cargo pelo falecido deputado estadual Fernando Monteiro.

A operação mobilizou 30 policiais federais no Piauí para cumprimento de sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Teresina e São Francisco do Piauí. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 98ª Zona Eleitoral de Teresina.

O QUE DIZ O GOVERNO DO PIAUÍ

Ao Política Dinâmica, as secretarias de Estado da Defesa Civil e das Cidades informaram, por meio de uma nota conjunta, que todas as empresas prestadoras de serviços são contratadas seguindo os parâmetros legais e que elas prestam os serviços pelos objetos dos contratos. 

Diz a nota que os pagamentos às empresas são realizados obedecendo todas as formalidades legais, após a conclusão da prestação dos devidos serviços contratados. O texto pontua ainda os casos estão sendo apurados e que os órgãos irão colaborar com as investigações da Polícia Federal para tomar providências cabíveis sobre os responsáveis.

Comente aqui