Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
OS APOIADORES 16

CACIQUES DA POLÍTICA PIAUIENSE QUE INFLUENCIAM NA DISPUTA MUNICIPAL EM TERESINA TÊM UMA CURIOSIDADE EM COMUM COM O NÚMERO 16

12/02/2020 17:48 - Atualizado em 12/02/2020 18:00

Firmino, Wellington, Themístocles e Ciro (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A maioria dos principais pré-candidatos a prefeito de Teresina nas eleições de 2020 tem algo em comum. Dr. Pessoa (MDB), Fábio Novo (PT), Fábio Abreu (PL) e o nome que será lançado pela prefeitura têm caciques conhecidos agindo por trás. E o número 16 une todos eles.

Dr. Pessoa tem o deputado estadual Themístocles Filho (MDB) como artífice da campanha. É o deputado quem dirige o pré-candidato e dá as ordens. Este ano, Themístocles completa 16 anos seguidos na presidência da Assembleia Legislativa do Piauí. Isso mesmo, 16.

Já o pré-candidato Fábio Novo é do partido do governador Wellington Dias, que está no quarto mandato como governador do Piauí. Se encerrar o mandato em 2022 Wellington vai atingir a marca de 16 anos no cargo de governador. Recorde absoluto no estado.

O nome a ser escolhido pelo grupo político da prefeitura também se inclui na curiosidade do número 16. O atual prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), que será o principal avalista e puxador de votos para o escolhido, cumpre seu 16º ano como prefeito de Teresina.

No mesmo palanque do candidato de Firmino ainda vai estar o senador Ciro Nogueira (Progressistas). Eleito para o segundo mandato de senador em 2018, ele tem direito a mais 7 anos no Senado, o que completará 16 anos como senador se cumprir o mandato até final.

Dos principais pré-candidatos, apenas Fabio Abreu pode tentar fingir que não tem ninguém com o 16 associado a ele, mas ainda assim pode-se contestar, afinal, ele é secretário de Segurança do governo Wellington Dias. Nesse caso, Abreu também tem um avalista 16.

Abreu, Pessoa, Novo e o nome da prefeitura. Quatro pré-candidatos. Se dividirmos 16 por 4 o resultado é quatro. É justamente por isso que eles brigam: 4 anos de prefeitura.

Notícias relacionadas
LULA MANDA BOLSONARO FAZER SOPA DE CLOROQUINA
LULA MANDA BOLSONARO FAZER SOPA DE CLOROQUINA
“FUXICO NÃO VAI NOS SEPARAR”
“FUXICO NÃO VAI NOS SEPARAR”
NOVO HOSPITAL DE PICOS: UMA DÉCADA DE DESCASO
NOVO HOSPITAL DE PICOS: UMA DÉCADA DE DESCASO
DOIS CONTRATOS, A MESMA EMPRESA, O MESMO LOCAL
DOIS CONTRATOS, A MESMA EMPRESA, O MESMO LOCAL