“TEMOS CENÁRIOS MONTADOS PARA TODAS AS SITUAÇÕES”, DIZ COMANDANTE DO 25º BC

Tenente-coronel Nixon Frota, do 25 BC (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

O comandante do 25º Batalhão de Caçadores do Exército em Teresina (25 BC), tenente-coronel Nixon Frota, falou ao Política Dinâmica sobre o atual momento de crise e instabilidade vivido no país. Ele comentou os crescentes rumores sobre a possibilidade de uma suposta intervenção militar no Brasil e disse que as Forças Armadas estão preparadas para todas as situações, inclusive as mais “improváveis e arriscadas”.

“O Exército brasileiro tem o Estado Maior, o Centro de Inteligência e vários setores que acompanham de perto toda a conjuntura atual, nas áreas política, econômica, e ele monta seus cenários. Pode ter certeza que temos cenários montados para todas as situações, das mais prováveis as mais improváveis, das mais arriscadas as mais simples. Estamos acompanhando e vamos aguardar. Não dá para se adivinhar o que vai acontecer”, falou.

Nixon Frota afirmou que o 25 BC segue as ordens e determinações do general Estevam Theophilo, comandante da 10ª Região Militar, que por sua vez obedece o general Villas Bôas, comandante do Exército. Segundo ele, a orientação superior é que as ações do 25 BC sejam vocacionadas e dentro da legalidade, no sentido de buscar a estabilidade nacional. Ele garante que as Forças Armadas trabalham pela estabilidade e não pela instabilidade

Ele segue ordens do comando nacional (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

Apesar disso, o comandante afirmou que a torcida das Forças Armadas é para que a situação do país melhore e que a Democracia prevaleça. Nixon disse ainda que não acha que o Exército tenha a intenção de buscar uma intervenção no país, mesmo tendo cenários montados para todas as situações possíveis. Segundo ele, o Brasil é uma nação rica, que todos os brasileiros precisam se orgulhar e acreditar que a democracia sempre vai vencer.

“O Brasil é um país riquíssimo, com grande potencial. Nós temos que nos orgulhar e acreditar que a Democracia vai vencer. O que eu vejo são muitas pessoas que, talvez por alguma insatisfação, identifiquem nas Forças Armadas a tábua da salvação, um salvador da Pátria que vai resolver os problemas. Mas estamos numa Democracia e o que o nosso comandante orienta é que o Exército seja um ponto para a estabilidade, tudo dentro da legalidade”, falou.

Nixon acredita na vitória da democracia (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

MENOS CORRUPÇÃO
Constantemente, escuta-se o discurso de que na época dos militares havia menos corrupção e mais seriedade no trato com o dinheiro público. Nixon Frota também falou sobre isso. Ele ressaltou que não era sequer nascido naquele período, mas se baseando pelo que leu, estudou e pelas pessoas que conheceu, ele destacou o período conhecido como Milagre Econômico que o país viveu nos anos 1970.

“Naquele período da década de 70, o Brasil viveu um boom econômico, chamado Milagre Econômico, onde inúmeras instituições hoje essenciais para o Brasil surgiram. Isso é fato e eu sei que aconteceu através de leituras, estudos e conversas com pessoas que viveram aquele período. Fora disso, é achismo. O que eu sei é o momento de agora”, finalizou.

Comente aqui