IDA DO PMDB PARA O GOVERNO DEVE LEVAR MAIS SUPLENTES À ASSEMBLEIA

Ismar Marques deve se beneficiar com saídas (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Com a adesão do PMDB à base do governo de Wellington Dias (PT), mais suplentes devem assumir os mandatos na Assembleia Legislativa do Piauí. Se o partido for contemplado com duas secretarias na administração estadual e essas pastas forem para deputados, Ismar Marques (PSB) e Mauro Tapety (PMDB) serão convocados para tomarem posse no Parlamento estadual.

Ismar e Tapety ficaram, respectivamente, na terceira e quarta suplência da coligação Piauí no Coração III. Os dois primeiros foram Antônio Félix (PSD) e Belê Medeiros (PSB), que assumiram os mandatos após as saídas de Gessivaldo Isaías (PRB) e Flávio Nogueira Júnior (PDT) para secretarias no governo Wellington. A coligação deles foi adversária do governador em 2014.

Em entrevista por telefone ao Política Dinâmica nesta segunda-feira (6), o suplente Mauro Tapety disse que observa as negociações entre o PMDB e o governo. Segundo ele, se deputados do partido saírem para secretarias é natural que ele assuma o mandato, mas ressaltou que não articula e nem tampouco influencia nas conversas visando o cargo.

Mauro Tapety também pode assumir (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

"Eu estou observando o que está acontecendo, mas não trabalho pensando em assumir o mandato. Tenho um bom relacionamento dentro do partido e na Assembleia e será natural que eu assuma caso o partido ocupe cargos no governo. Mas o PMDB não está atrás de cargos. O governador foi quem nos convidou e as conversas estão encaminhadas", disse.

A reportagem não conseguiu falar com o ex-deputado Ismar Marques para comentar a possibilidade de assumir o mandato. Ele teve 22.134 votos nas eleições de 2014.

FAVORITO
Um dos parlamentares do PMDB cotados para assumir pasta no governo é Zé Santana. Em entrevista recente ao Política Dinâmica, ele disse que é melhor aguardar o fim das negociações entre a cúpula peemedebista e o governador Wellington Dias. Santana não admite que pode se tornar secretário, mas também não descartou.

“Eu sou suspeito para falar [risos]. A imprensa tem especulado e a gente tem que aguardar o que de fato vai ocorrer nessas negociações da cúpula do partido com o próprio governador. Certamente essa aproximação maior só contribui para que as coisas andem cada vez melhor”, disse o deputado ao ser questionado sobre o assunto.

FARRA DOS SUPLENTES
Até agora, 11 políticos que não se elegeram em 2014 foram convocados para tomar posse no Parlamento Estadual. Dos 11, dois saíram logo em seguida para secretarias de estado ­[Ziza Carvalho e Henrique Rebelo], um se elegeu prefeito em 2016 [Joel Rodrigues, de Floriano] e os outros oito exercem os mandatos na Assembleia Legislativa.

Os suplentes no exercício do mandato de deputado estadual são: João de Deus (PT), Cícero Magalhães (PT), Aluísio Martins (PT), Francis Lopes (PRP), José Hamilton (PTB), Antônio Uchôa (PRTB), Belê Medeiros (PSB) e Antônio Félix (PSD).

Comente aqui