Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
GRUPO DE GIL CARLOS DEFINE CANDIDATO EM SÃO JOÃO DO PIAUÍ

PETISTA E EMEDEBISTA DISPUTAVAM CANDIDATURA MAJORITÁRIA NA SUCESSÃO DE GIL CARLOS E DEFINIÇÃO ACONTECEU NESTE SÁBADO (4)

04/07/2020 19:43 - Atualizado em 07/07/2020 11:06

Ednei Amorim é presidente do MDB no município (Foto: Reprodução/Facebook)

O empresário Ednei Amorim (MDB) será o candidato da situação a prefeito de São João do Piauí, a 446 km de Teresina. O grupo do atual prefeito Gil Carlos (PT) tinha dois pré-candidatos disputando a candidatura majoritária: Ednei, que é tio de Gil, e o médico Dr. Poroca (PT). Após intensas conversas e negociação que envolveu lideranças estaduais, Gil Carlos anunciou oficialmente neste sábado (4) que o candidato será o seu tio.

Em reunião, o Diretório Municipal do PT de São João optou por retirar a pré-candidatura de Dr. Poroca e se unir em torno do nome de Ednei.

“Houve um entendimento que o candidato que reúne as melhores condições de se eleger é o pré-candidato do MDB, o Ednei. Isso não significa que houve derrotados e vencidos, que houve vitoriosos e os que não alcançaram a vitória. Não é isso. Na verdade foi um processo democrático, transparente, como é peculiar do Partido dos Trabalhadores, dando a oportunidade ao debate para que chegássemos a uma decisão final”, disse Gil Carlos.

A direção do PT chegou a afirmar várias vezes que não abria mão da candidatura própria com o nome de Dr. Poroca, enquanto o MDB sustentava que Ednei seria candidato. O grupo ainda teve outros dois pré-candidatos, mas ambos com menor força no processo de escolha. Com a definição, o PT vai apoiar Ednei, emedebista ligado ao senador Marcelo Castro (MDB), mas que sempre teve relação de proximidade com o governador Wellington Dias (PT).

Ednei Amorim foi secretário estadual de Defesa Civil no governo Mão Santa e é figura influente na política de São João do Piauí. Ele é presidente do Diretório do MDB no município, partido do atual vice-prefeito Dante Quintans. A definição do nome de Ednei provocou intensa solta de fogos na cidade ao longo deste sábado. Apoiadores do emedebista festejam bastante.

ANTERIOR

MARGARETE COELHO FICA COM WELLINGTON DIAS

PRÓXIMA

SOBRINHO DE WILSON CRITICA WELLINGTON E DEFENDE CIRO GOVERNADOR