GESTANTES TRANSFERIDAS DE TÁXI

Gestantes foram transferidas de táxi de São Raimundo a Floriano (Foto: Jesus Lima)

Quem vê a propaganda oficial do Governo do Piauí não imagina que a saúde pública agoniza em várias regiões do Estado. Na noite da segunda-feira (22), gestantes em trabalho de parto tiveram que ser transferidas do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, para o Hospital Tibério Nunes, em Floriano, distante 280 km de lá.

Algumas foram colocadas em colchões e levadas de táxi para poderem chegar a Floriano. De acordo com acompanhantes, elas esperaram o dia inteiro e tiveram que ser transferidas por falta de anestesistas na unidade, que recebe pacientes de mais de 20 municípios da região.

Veja o vídeo!

Observação: No vídeo, o Política Dinâmica informa que eram 11 gestantes, conforme o relato de uma acompanhante, informação que foi reproduzida pela reportagem. No entanto, a direção do hospital e a Sesapi afirmam que, na verdade, eram cinco gestantes. 

O QUE DIZ O GOVERNO DO PIAUÍ?
A reportagem do Política Dinâmica entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e com a Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Piauí. Em resposta, a Sesapi admitiu a falta de profissionais anestesistas no Hospital de São Raimundo Nonato, mas negou que esse tenha sido o motivo da transferência das gestantes.

A secretaria disse que a transferência foi feita por uma questão de segurança das pacientes e seus bebês, uma vez que todas as gestantes apresentavam quadros graves que requeriam acompanhamento de alta complexidade, enquanto que a classificação do hospital de São Raimundo Nonato atinge apenas a média complexidade. De acordo com a Sesapi, o hospital de Floriano é referência  para este tipo de atendimento na região.

Ainda conforme a Sesapi, duas gestantes apresentavam quadro de pré eclampsia e outras três pacientes possuíam quadro de oligodrâmnio severo. A secretaria informou que as unidades de média complexidade, como é o caso do hospital de São Raimundo, não contam com UTI adulto ou materno e nem com anestesistas todos os dias, mas que a pasta tem trabalhado para aumentar a quantidade de dias com esse tipo de profissional disponível.

O QUE DIZ A DIREÇÃO DO HOSPITAL?
A direção do Hospital Senador Cândido Ferraz informou que a transferência das pacientes para o Hospital de Floriano teve o objetivo de garantir o acesso das usuárias ao atendimento de alta complexidade, para a qual a unidade de São Raimundo Nonato não está habilitada. A direção argumentou ainda que o hospital passa por obras que vão permitir a ampliação do atendimento obstetrício e a mudança de nível de complexidade. 

Conforme o hospital, mesmo com as transferências feitas em colchões improvisados dentro de táxis, o protocolo técnico e de segurança para remoção das pacientes foi observado.

Comente aqui