FIRMINO E O MDB

Firmino Filho em 1984, quando era simpatizante do PMDB (Foto: Arquivo Pessoal)

O PMDB, hoje MDB, tem tudo para ser o principal ou um dos principais adversários do grupo político do prefeito Firmino Filho (PSDB) nas eleições de 2020. Mas, antes mesmo de virar tucano e de iniciar sua vida pública no Piauí, o prefeito foi simpatizante do MDB. Quando ainda era universitário em Pernambuco, ele participou ativamente da eleição de 1982.

Na época, o pleito foi disputado por Roberto Magalhães (PDS) e Marcos Freire (MDB). Na disputa pela vaga no Senado, os candidatos eram Marco Maciel (PDS) e Cid Sampaio (MDB). Com 20 anos de idade e estudante de economia da Universidade Federal de Pernambuco, Firmino vestia a camisa e participava de atos de campanha de Marcos Freire e Cid Sampaio.

Apesar do esforço como simpatizante, ele viu seus dois candidatos perderem a eleição. O emedebista Marcos Freire foi derrotado por Roberto Magalhães na corrida pelo governo pernambucano e Cid Sampaio perdeu para Marco Maciel na disputa pelo Senado.

Apenas 14 anos depois de participar daquele pleito em Pernambuco na condição de simpatizante, Firmino seria eleito prefeito de Teresina em 1996, já pelo PSDB. E como o destino prega algumas peças, o derrotado foi justamente o MDB. O ex-simpatizante emedebista derrotou ninguém menos que o experiente Alberto Silva na disputa.

Com Firmino, o MDB parece não ter sorte. Nem como aliado e pior ainda como adversário.

Comente aqui