EM 196 ANOS, 15 MULHERES FORAM ELEITAS PARA ALEPI

As 15 mulheres que se elegeram para a Alepi (Foto: Montagem/PoliticaDinamica.com)

Nesta sexta-feira (19), o Piauí completou 196 anos de história e ao longo desses quase dois séculos de existência, apenas 15 mulheres conseguiram se eleger deputadas estaduais em solo piauiense. O número representa somente a metade da composição do parlamento estadual do Piauí, que a cada quatro anos elege 30 deputados estaduais.

Nesse tempo, três mulheres que ficaram como suplentes foram convocadas e uma outra foi efetivada no cargo após a renúncia de um titular, fazendo com que o número total [entre eleitas ou não] das que assumiram um mandato chegue a 19. Em alguns casos, houve convocação numa legislatura e em pleitos seguintes a mulher conseguiu se eleger. No geral, 15 venceram eleições, uma foi efetivada e três exerceram apenas na condição de suplente.

Dona Josefina fez 90 anos em 2018 e foi a primeira deputada estadual eleita na história do Piauí (Foto: Reprodução/Internet))

Vale destacar que no Brasil as mulheres conquistaram o direito ao voto e a serem votadas para cargos executivos e legislativos somente em fevereiro de 1932.

PIONEIRA
A primeira mulher eleita deputada estadual no Piauí foi Josefina Ferreira da Costa, em 1970. Naquela época, ela era filiada à Arena, teve 6.335 votos e se elegeu com a força do marido Raimundo Vaz da Costa Neto. Ele, que havia sido deputado estadual, é irmão do deputado federal Paes Landim (PTB), de quem Josefina é cunhada. A pioneira está viva e mora em São João do Piauí, no Sul do estado. No Brasil, foi a segunda deputada estadual eleita.

Depois de Josefina, que deixou a política ao término do mandato a pedido do marido, passaram-se 24 anos para que novas mulheres conseguissem chegar a Assembleia Legislativa. Foram seis eleições consecutivas sem nenhuma representante feminina ser eleita, nos pleitos de 1974, 1978, 1982, 1986, 1990 e 1994. Somente em 1998, as mulheres voltam a ter assento na Alepi, com a vitória de Francisca Trindade (PT) e Margarida Bona (PDT).

Após 24 anos sem mulheres na Assembleia, Trindade e Margarida Bona foram eleitas em 1998 (Foto: Montagem/PoliticaDinamica.com)

Naquela legislatura, foi convocada a suplente Maria José Ribeiro de Carvalho (PFL), conhecida como Maria José Leão, de Floriano. Já em 2002, Maria José foi eleita, passando a ser titular do mandato. No mesmo ano, a petista Flora Izabel se elegeu, totalizando, até ali, o número de quatro mulheres eleitas. Marilene Aguiar (PSDB) chegou a ser convocada.

Na eleição de 2006, Flora Izabel se reelegeu e outras duas novas mulheres chegaram à Alepi. Lílian Martins (PSB) e Ana Paula (PMDB) saíram das urnas vitoriosas.

Em 2010, a maior bancada feminina foi eleita no Piauí (Fotos: PoliticaDinamica.com)

Mas foi nas eleições de 2010 que o maior número de mulheres se elegeu para a Assembleia. Ao todo, foram sete, sendo cinco pela primeira vez, fazendo com que a quantidade mulheres eleitas em toda a história da Alepi chegasse, até então, a 11. Naquele ano, além da reeleição de Lílian e Ana Paula, foram eleitas Juliana Moraes Souza (PMDB), Tazmânia Medeiros - Belê (PSB), Rejane Dias (PT), Liziê (PTB) e Margarete Coelho (PP).

Amparo Paes Landim (DEM) tomou posse como efetiva no meio da legislatura após a saída de Firmino Filho (PSDB) para tomar posse como prefeito de Teresina. Ainda naquela legislatura, seriam convocadas para rápida passagem as suplentes Elza Bucar (PDT) e Nize Rêgo (PSB).

Em 2014, Juliana, Liziê e Flora foram eleitas mais uma vez, juntamente com uma estreante na Alepi, a deputada estadual Janaínna Marques (PTB). Belê Medeiros, que já havia passado pela Casa como titular, assumiu o mandato na condição de suplente ao longo da legislatura.

Teresa Britto e Lucy foram eleitas este ano (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Nas eleições de 2018, quatro mulheres foram eleitas, sendo duas delas reeleitas e outras duas novatas. Flora Izabel (PT) e Janaínna Marques (PTB) renovaram os mandatos, enquanto Lucy Soares (Progressistas) e Teresa Britto (PV) chegaram ao cargo pela primeira vez.

RELAÇÃO POR LEGISLATURA:

RELAÇÃO DE TODAS MULHERES 

Comente aqui