EDUCAÇÃO PÚBLICA DE TERESINA É MAIS UMA VEZ A MELHOR DO BRASIL, APONTA MEC

Ensino público em Teresina fica em primeiro lugar no país (Foto: Divulgação/Prefeitura)

As escolas municipais de Teresina seguem alcançando os melhores resultados na educação pública do Brasil. A informação foi apresentada nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC) durante coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais. A capital do Piauí já ocupava a primeira posição e agora confirmou a liderança.

De acordo com os resultados do Ideb de 2019, Teresina alcançou a nota de 7.4 nos Anos Iniciais e 6.3 nos Anos Finais. Os números ultrapassam qualquer meta nacional e colocam a capital do Piauí em primeiro lugar nas duas modalidades, superando todas as outras capitais brasileiras.

O indicador que revela a qualidade do ensino público no país é divulgado a cada dois anos e desde 2015 Teresina vem ampliando seus resultados e ganhando projeção nacional. Em 2017 a educação pública teresinense chegou ao primeiro lugar no ranking das capitais, deixando para trás grandes redes municipais, como a de São Paulo e de Curitiba.

O Ideb revela a qualidade do aprendizado dos alunos no Ensino Fundamental, considerando especialmente as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. Teresina já havia alcançado as marcas de 6.8 com as turmas do 5º ano; e 6.0 do 9º ano, o que leva a um crescimento de 0,6 pontos e 0,3 em cada etapa escolar, respectivamente.

A secretária de Educação de Teresina, Kátia Dantas, destacou que os resultados mostram que a educação da capital piauiense está no caminho certo.

“Em meio a uma pandemia, dias difíceis, temos essa notícia maravilhosa. Esperávamos continuar entre os primeiros porque temos confiança no trabalho realizado nos últimos anos, mas sempre gera expectativa. E que bom que estamos novamente com a medalha de ouro. Isso mostra que a educação de Teresina está no caminho certo”, celebrou.

Firmino Filho festejou resultados alcançados (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

PREFEITO FIRMINO COMEMORA

Nas redes sociais, o prefeito Firmino Filho (PSDB) comemorou os novos resultados divulgados pelo MEC. O gestor reforçou que Teresina é referência em educação pública e parabenizou o ex-secretário Kleber Montezuma pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos na área. Montezuma foi secretário de Educação nas duas últimas gestões de Firmino e deixou o comando da pasta em abril para ser candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB.

"Muito feliz em poder encerrar meu mandato com esse resultado. Mais feliz ainda em poder defender como sucessor um dos grandes responsáveis por isso tudo. Parabéns professor Kleber Montezuma. Sem a sua liderança, seu compromisso e sua competência, não teríamos chegado até aqui", escreveu o prefeito.

Comente aqui