CHICO LUCAS QUER TRE-PI "FIRME E DURO" EM 2018

Chico Lucas (em primeiro plano) defende o combate às velhas práticas eleitorais no Piauí e cobra firmeza do TRE-PI (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, Chico Lucas, prestigiou na manhã desta terça-feira (19) a posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Francisco Antônio Paes Landim. Em entrevista ao Política Dinâmica na solenidade, ele disse que o grande desafio do TRE-PI será enfrentar o abuso de poder político e econômico nas eleições de 2018. Para ele, o tribunal precisa ser “firme e duro”.

"O grande desafio vai ser combater o abuso de poder econômico, o abuso do poder político e o poder de modo geral. Eu acho que o Tribunal Regional Eleitoral tem que ser firme e duro contra qualquer prática que viole as regras eleitorais, seja a corrupção eleitoral, o caixa 2 ou financiamento empresarial de campanha. Temos que ficar vigilantes. Lógico que isso é papel dos cidadãos e do Ministério Público Eleitoral, mas o tribunal não pode compactuar", falou.

Ele fez elogios a atuação do TRE-PI (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Chico ressaltou que o TRE-PI sempre se destacou por ser um tribunal de vanguarda, não permitindo que irregularidades ocorram na proporção de outros estados. "O TRE-PI sempre cassou muitos prefeitos que abusaram, foi o primeiro tribunal a cassar um governador no Brasil. Então isso tudo nos deixa animados para que essas práticas não se repitam", disse.

Para ele, a Corte Eleitoral é uma "ilha de excelência" no Piauí, atuando com celeridade e com um corpo administrativo qualificado. Chico Lucas elogiou a gestão do desembargador Joaquim Dias de Santana, que deixou o cargo nesta terça-feira, e espera que o tribunal evolua ainda mais sob o comando de Francisco Antônio Paes Landim e Sebastião Ribeiro Martins, magistrados que ele considera bastante honrados e sérios.

Comente aqui