Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
APPM LANÇA DIÁRIO E GARANTE MAIS SEGURANÇA

EMPRESA RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DO DIÁRIO ASSEGURA QUE NÃO EXISTE RISCO DE PERDA DE DOCUMENTOS POR PANES VIRTUAIS

26/09/2017 12:59 - Atualizado em 26/09/2017 16:10

Solenidade de lançamento do Diário na APPM (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) lançou na manhã desta terça-feira (26) o Diário Eletrônico Oficial dos Municípios (Dome). A nova plataforma será exclusivamente na modalidade eletrônica, mas poderá ser impressa em caso de necessidade dos gestores municipais. A solenidade de lançamento contou com a presença de dezenas de prefeitos.

Para o presidente da APPM, prefeito Gil Carlos (PT), no momento em que o país debate a corrupção um dos elementos mais importantes para reduzir os crimes na gestão pública é justamente a transparência. Por conta disso, ele considera que o Diário Oficial Eletrônico será uma importante ferramenta para facilitar a publicação dos atos oficiais, garantir transparência e facilitar o trabalho de fiscalização dos órgãos de controle.

Gil falou em "luta histórica" dos municípios (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

“A APPM, numa luta histórica dos municípios piauienses, está tendo a possibilidade de oferecer essa ferramenta através do meio eletrônico, permitindo que o cidadão e a cidadã, no seu próprio município ou em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar as publicações dos atos normativos e administrativos dos gestores municipais. Ao mesmo tempo vamos facilitar o trabalho de fiscalização dos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal (MPF)”, disse.

Gil Carlos acredita que todos os prefeitos vão aderir ao novo diário, devendo apenas seguir as algumas exigências legais para que a plataforma passe a ser usada. “Todos os municípios podem aderir, obedecendo aos requisitos para isso. É preciso ter uma lei municipal que defina o portal da APPM como veículo oficial das publicações. Eu penso que conseguiremos, se não a totalidade, mas a maioria absoluta dos municípios piauienses”, falou.

SEGURANÇA
De acordo com Alessandro Reis, da empresa Vox Tecnologia, a APPM está se juntando a um seleto grupo de clientes que aderiram à nova plataforma do diário oficial gerido pelo grupo. Atualmente, 18 estados já adotam o mesmo modelo. Ele explica que o sistema é muito seguro e não possui risco dos arquivos serem perdidos por conta de panes virtuais.

Alessandro Reis garante segurança dos dados (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

“Esse diário está desde 2009 no ar e fica num data center de padrão internacional em São Paulo, porque lá as rotas de acesso são muito mais velozes e temos mais saídas. Existe uma cópia dentro da APPM e outra no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que se tenha redundância. Não há nenhum perigo. Para o prefeito, a grande sacada de deixar com o diário da APPM é que, se ele publicar hoje, com um padrão de chaves públicas que temos, ele automaticamente já estará gerando uma arquivo eletrônico da sua gestão”, falou.

Alessandro explicou ainda que o funcionamento do diário é similar ao modelo impresso em alguns aspectos, pois possui um período de cadastro de documentos durante o dia, às 18h encerra-se o cadastro e se faz a edição eletrônica. Cada município terá seu próprio grupo de usuários para de fazer suas publicações. O diário será protegido por um padrão de chaves públicas brasileiras chamado de ICP, que garante a inviolabilidade do conteúdo publicado.

Notícias relacionadas
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
CONVENÇÕES VIRTUAIS: SEM FESTA NO INTERIOR
CONVENÇÕES VIRTUAIS: SEM FESTA NO INTERIOR