Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
ADVOGADO VAI À JUSTIÇA CONTRA GOVERNO DO PIAUÍ E FOLHA DE S. PAULO

AÇÃO CIVIL IMPETRADA NA COMARCA DE BOM JESUS QUESTIONA PUBLICIDADE DO GOVERNO DO PIAUÍ NA FOLHA E PEDE RESSARCIMENTO DO DINHEIRO

15/04/2020 17:29 - Atualizado em 15/04/2020 19:00

Wellington divulgou Governo do Piauí na Folha (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O advogado Gabriel Fonsêca Viana Santos, da cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí, entrou com uma ação na Justiça nesta quarta-feira (15) contra o Governo do Piauí e o jornal Folha de S. Paulo. Ele quer que a Folha devolva aos cofres do públicos o dinheiro que teria sido pago pelo governo de Wellington Dias (PT) para compra de uma página inteira do jornal no domingo (12).

Na ação popular, o advogado alega que o governo do Piauí efetuou gasto imoral e injusto para divulgação de informe publicitário de página inteira na Folha de S. Paulo em pleno período de calamidade pública e carência de recursos pelo qual passa o Estado do Piauí. Ele não faz menção ao valor que teria sido pago.

No domingo, o governo estadual comprou o espaço de uma página inteira no jornal paulista para divulgar matérias de ações simples contra o coronavírus. Tais ações tem sido adotadas por vários estados e municípios do país. Conforme a argumentação de Gabriel Fonsêca no pedido de liminar, a despesa foi desnecessária e sem eficiência.

Governo comprou página inteira na Folha (Foto: Reprodução/Folha de S. Paulo)

O advogado alega ainda que enquanto cidadãos e empresas privadas somam "esforços hercúleos" para cumprir normas das autoridades sanitárias, o governo do Estado gasta com publicidade de forma desnecessária. Ele argumenta que o Estado vive tomando empréstimos sob alegação de falta de recursos, mas paga caro para anunciar em jornal.

"Deve-se, portanto, ser julgada procedente a presente ação popular para anular o contrato firmado pelo Estado do Piauí com o jornal Folha de São Paulo, determinando-se o ressarcimento ao erário dos valores despendidos, aplicando-se a devida correção monetária", pede a ação.

Tabela de anúncios da Folha nesta quarta-feira (15) mostra que página inteira em dias de domingo custa R$ 572 mil. Mas, não se sabe se esse foi o valor pago pelo governo do PI.

O advogado pede ainda que o Estado do Piauí se abstenha de efetuar novas contratações e pagamento por serviços semelhantes, destinando esses recursos para despesas no combate ao novo coronavírus. Ele quer ainda que a Folha e o Governo do Piauí apresentem todos os documentos relacionados à contratação para veiculação do material.

Confira, na íntegra, o teor da Ação Popular.

O QUE DIZ O GOVERNO DO PIAUÍ?

O Política Dinâmica procurou o coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, Allisson Bacelar, para comentar a ação movida pelo advogado Gabriel Fonsêca Viana. A reportagem também pediu informações sobre o valor que teria sido pago para veiculação do informe publicitário de página inteira na Folha de S. Paulo. Até a publicação da matéria, Allisson não respondeu aos questionamentos.

O QUE DIZ A FOLHA DE S. PAULO?

A reportagem do PD tentou contato com o jornal Folha de S. Paulo para tratar do assunto. Mensagens foram enviadas para um número de WhatsApp disponibilizado para contato na página do jornal na internet. Até a publicação da matéria, não houve resposta.

Notícias relacionadas
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
CONVENÇÕES VIRTUAIS: SEM FESTA NO INTERIOR
CONVENÇÕES VIRTUAIS: SEM FESTA NO INTERIOR