ÀS VÉSPERAS DE JULGAMENTO, MARGARETE FAZ POSTAGEM

Margarete critica ações contra mulheres no poder (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

A deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) usou o Twitter neste domingo (1º) para defender o direito das mulheres exercerem o poder. Segundo ela, toda ação ou omissão que impeça mulheres de exercerem o poder configura “violência política contra a mulher”.

Coincidentemente, a postagem de Margarete ocorre faltando dois dias para o julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) que pode cassar o mandato da prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro (Progressistas). Carmelita é irmã de Margarete.

Postagem feita por Margarete Coelho na internet (Foto: Reprodução/Twitter)

A prefeita teve o mandato cassado em decisão de primeira instância em setembro de 2019 e terá recurso julgado na próxima terça-feira (3) no TRE-PI. O julgamento tem agitado bastidores da política e do Judiciário piauiense e despertado atenção de altos setores do poder.

Na ação que pode tirar Carmelita do cargo também é réu o deputado estadual Hélio Isaías (Progressistas), marido da prefeita, que ficará inelegível por oito anos se a decisão de 1ª instância for confirmada. Além do casal, são réus três vereadores do município e o vice-prefeito.

Margarete Coelho e a irmã Carmelita Castro (Foto: Reprodução/Facebook)

Margarete tem atuado fortemente na defesa da irmã, embora não seja habilitada no processo. Carmelita foi cassada por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2016.

Na época, o marido Hélio Isaías era secretário estadual de Defesa Civil. A acusação afirma que Hélio usou deliberadamente a estrutura da secretaria para favorecer a campanha da esposa com uma enorme quantidade de obras no município em pleno período eleitoral.

O Ministério Público Eleitoral opinou pela confirmação da cassação no TRE-PI. Após suspeitas de manobras e muita agitação nos bastidores, o recurso deve ser julgado na terça-feira, conforme mostra a pauta do TRE. Há poucos dias, a prefeita Carmelita disse que confia na Justiça do Piauí, mas admitiu que está preocupada com o processo.

LEIA TAMBÉM:
Prefeita: "Justiça do Piauí ainda tem homens sérios"

Juiz manda pautar julgamento

Julgamento que agita bastidores

Polícia Federal periciou provas

Comente aqui