WELLINGTON DIAS VENCE PARA O SENADO

O ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT) venceu a disputa para senador nas eleições de 2022 no Piauí. Com 100%das urnas apuradas, o candidato do PT obteve 962.194 votos (51,34% dos votos válidos) contra o candidato Joel Rodrigues (PP), que somou 892.010 votos (47,60% dos votos válidos). Diferente da disputa de governador, na eleição para o Senado não há segundo turno e, para ser eleito, basta o candidato ter a maioria simples de votos.

Esta é a sexta vitória consecutiva de Wellington Dias em eleições estaduais majoritárias, a segunda para o cargo de senador. O petista tem, agora, mais 8 anos de mandato garantidos.

Eleito por quatro vezes governador do Piauí e uma vez para o Senado, Wellington Dias conquista mais uma eleição e será mais uma vez senador pelo Piauí por oito anos (foto: Jailson Soares/ PD)

Na eleição deste ano, 2.573.810 eleitores estavam aptos a votar no Piauí. 

ELEIÇÃO DE WELLINGTON

Esta é a segunda vez que o ex-governador Wellington Dias é eleito para o senado. Em 2010, após dois mandatos como governador do Piauí, Dias deixou o governo e se candidatou ao senado, sendo eleito senador da República. Já em 2014, o petista deixou o senado para concorrer ao Governo do Piauí, tendo sido eleito e reeleito em 2018.

Grupo político comandado por Wellington Dias está com 20 anos a frente da gestão estadual (foto: Jailson Soares/ PD)

Na disputa deste ano, o candidato liderou todas as pesquisas de intenção de voto, mas na reta final da campanha viu o candidato da oposição Joel Rodrigues se aproximar. Porém, não o suficiente para ultrapassar a votação do ex-governador. Joel tinha o apoio do ministro-Chefe da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que até 2020 era membro da base do governo de Wellington Dias.

A vitória de Wellington pode ser explicada, em boa parte, exatamente aí: Ciro Nogueira escolheu o candidato errado contra o petista. 


PERFIL DE WELLINGTON

José Wellington Barroso de Araújo Dias, tem 60 anos, e é o principal político do PT no Piauí. Segundo sua biografia no site do PT, Wellington Dias é nascido na cidade de Oeiras (PI) é filiado ao PT desde 1985, tendo iniciado sua trajetória política como sindicalista e diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 1986, foi eleito presidente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), onde permaneceu até assumir a presidência do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí (1989-1992).

Ao lado de Lula, Wellington venceu sua primeira disputa para governador do Piauí nas eleições de 2002 (foto: Jailson Soares/ PD)

Iniciou a sua carreira política em 1992 quando se elegeu vereador da capital Teresina. Em 1994, foi eleito deputado estadual e também presidente do diretório regional do PT (1995-1997). Nas eleições de 1998, foi eleito o primeiro deputado federal pelo PT no Piauí.

Em 2002, se candidata a governador e venceu a disputa no primeiro turno, no mesmo pleito que levou Lula ao seu primeiro mandato como presidente da República. Em 2006, foi reeleito também em primeiro turno, com 61,7% do total de votos. Em 2010, Wellington se afasta do governo para concorrer ao Senado, tendo sido eleito com quase 1 milhão de votos.

Nas eleições para o Governo em 2014, Wellington deixou o senado e concorreu novamente ao Governo do Estado, tendo sido eleito para o seu terceiro mandato a frente do Palácio de Karnak. Nas eleições de 2018, Dias foi reeleito no primeiro turno para o quarto mandato a frente do Governo do Piauí, ao qual deixou o cargo em 2022, para concorrer, novamente, ao Senado.

Comente aqui