WELLINGTON DIAS CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA EVITAR DESABASTECIMENTO DE ÁGUA

Governador discute plano de ação com gestores (Foto: ASCOM)

O governador Wellington Dias (PT) reuniu nesta semana gestores da rede estadual e federal para criar um grupo de trabalho destinado a evitar a falta de água. A equipe será formada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semar), Secretaria da Defesa Civil, Secretaria de Governo, Agespisa, Instituto das Águas do Piauí, Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A primeira tarefa será a realização de um mapeamento dos municípios que poderão ser afetados no segundo semestre, bem como possíveis alternativas. “Tivemos uma situação melhor este ano, com chuvas acima da média em algumas regiões, mas em outras, principalmente nos municípios que estão na divisa com a Bahia, Pernambuco e Ceará, tivemos chuvas irregulares, poucas chuvas. Por conta disso, vamos elaborar uma estratégia”, destacou o governador.

O secretário de Governo Merlong Solano adiantou que dentre as ações planejadas está a criação de uma força de segurança para evitar o furto de água nas adutoras.

O secretário da Defesa Civil Hélio Isaías citou municípios em que a situação é alarmante, especialmente na região do semiárido do Piauí. Cidades como São Raimundo Nonato, Pio IX e Jaicós não tiveram o volume de chuva esperado.

Fonte: CCOM

Comente aqui