PESQUISA AMOSTRAGEM: FIRMINO PERDE

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Mais uma pesquisa foi publicada avaliando como devem ser as eleições em Teresina. Na avaliação, os possíveis candidatos mais votados pulverizam os votos da capital, desta vez, encomendada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação. E o resultado no geral não difere de outras pesquisas que circulam nas ultimas semanas nos bastidores ou são publicadas: a situação não é favorável à reeleição do prefeito Firmino Filho (PSDB). Muitos pré-candidatos já se apresentaram até agora e o eleitorado não tem apresentado alguma predileção sobre o panorama.

(Fonte: Reprodução/Jornal Meio Norte)

Segundo a pesquisa, feita pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), em três possíveis cenários estimulados há um leve destaque do senador e ex-prefeito da capital Elmano Férrer (PTB), mesmo assim, a disputa aparece acirrada. No primeiro exemplo apresentado aos eleitores, Elmano ficou com 27,75% dos votos, seguido do atual prefeito, Firmino Filho (PSDB), que ficou com 23,50%. Dr. Pessoa (PSD) aparece logo depois com 23,25%.

Dr. Pessoa aparece entre os preferidos, desbancando o prefeito Firmino. (Fotos: Jailson Soares / Política Dinâmica)

O deputado federal Silas Freire (PR) também aparece na possível disputa, com 8,75% das intenções; ele é seguido pelo também deputado federal Rodrigo Martins (PSB), que ficou com 2,0%. A vereadora Rosário Bezerra aparece nesse primeiro cenário como possível candidata do PT, capturando 1,75% do eleitorado.

Deputado federal Silas Freire é o quarto preferido, segundo pesquisa.

Em um segundo cenário, o senador Elmano continua à frente, com 27,75% dos votos, sendo seguido por Firmino (24,50%) e Dr. Pessoa (23,0%). Como possível candidato petista, aparece o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, que ficou com 1,0% das intenções.

(Fonte: Reprodução/Jornal Meio Norte)

No terceiro cenário, Elmano cresce a popularidade e fica com 29,50% do eleitorado. Outra surpresa é a vantagem de Dr. Pessoa, que ficou com 24,0% dos votos, sobre Firmino, que aparece com 22,75%. Neste panorama, Merlong Solano seria o possível candidato do PT e fica com 1,25% das intenções.

(Fonte: Reprodução/Jornal Meio Norte)

SEM ELMANO, FIRMINO TAMBÉM PERDE

Uma quarta alternativa também foi apresentada aos eleitores, dessa vez, excluindo da possibilidade de disputa, o senador Elmano Férrer. Sai na frente deste cenário o deputado estadual Dr. Pessoa, com 30,25%. O prefeito Firmino Filho aparece em seguida com 24,0% dos votos. No lugar de Elmano, aparece Fábio Abreu, secretário de segurança do Estado e também petebista, mas com menos votos, 12,0% das intenções.

Sem Elmano em cenário, Firmino fica no destaque.

O atual prefeito Firmino Filho ganha destaque apenas na pesquisa espontânea, quando fica com 19,5% dos eleitores. Ele é seguido por Elmano Férrer (12,0%) e Dr. Pessoa (7,75%). Também aparecem na espontânea, os deputados federais Silas Freire (0,25%) e Rodrigo Martins, (0,25%), além do secretário Merlong Solano (0,25%).

FICHA TÉCNICA

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 a 18 de janeiro e entrevistou 400 eleitores, maiores ou com 16 anos, com domicílio eleitoral na capital do Estado. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 4,8% para mais ou para menos. A análise está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o código PI-02962/2016 e foi encomendada pelo Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte. 

Comente aqui