TERESINA SE DESPEDE DE FIRMINO

Políticos, amigos e, principalmente, admiradores e simpatizantes foram se despedir do ex-prefeito de Teresina Firmino Filho, morto ontem. Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (7), na Avenida Miguel Rosa, Zona Sul, era nítido o sentimento e comoção das pessoas que queriam prestar uma última homenagem ao político no local do velório.

Firmino Filho: o prefeito que saiu do Palácio da Cidade para entrar na história de Teresina (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

EMOÇÃO DA DESPEDIDA

Apesar do momento não ser propício para aglomerações, foi impossível estabelecer distanciamento social quando as pessoas, conduzidas pela dor e emoção, quiseram se aproximar do caixão no momento em que ele era colocado no carro do Corpo de Bombeiros.

População se aglomerou no entorno do caminhão dos Bombeiros para chegar mais perto na hora da despedida de Firmino Filho (Jailson Soares | politicaDinamica.com)

Firmino Filho foi bastante aplaudido na saída para o cortejo. Foi possível perceber o lamento e a admiração de pessoas simples que choravam a perda do ex-prefeito. Um desses populares era o vendedor Manoel Pereira que, aos prantos, chegou a dizer que gostaria de morrer junto, numa expressão de forte emoção de quem ainda não acreditava na morte de Firmino. “Quando soube da notícia pela televisão, eu não acreditei. Meu prefeito querido... [chorando muito] não poderia ter um fim tão triste. Queria morrer junto e ir com ele”, desabafou.

Emoção forte: o vendedor Manoel era um dos admiradores que foi ao velório se despedir do amigo Firmino Filho (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

CORTEJO

O caminhão dos Bombeiros realizou um percurso pelas principais avenidas de Teresina, passando pelas avenidas Miguel Rosa, Frei Serafim, Marechal Castelo Branco, Centenário, Rio Poti e João XXIII.

A população se despediu de Firmino em todas as regiões da capital (foto: Jailson Soares | politicaDinamica)

No caminho, muitas homenagens foram prestadas. Duas delas chamaram mais a atenção: uma em frente à Fundação Municipal de Saúde, outra na Praça do Poti Velho. Mas foi no Palácio da Cidade, local onde trabalhou por 16 anos, que Firmino recebeu as maiores expressões de reconhecimento, lamento e despedida. Uma multidão o esperava na porta do prédio, com cartazes, balões e flores.

PASSAGEM PELA PREFEITURA

Quando o caixão se aproximou do Palácio, Firmino Filho foi recebido com uma salva de palmas. Aplausos intensos de destinados a quem era bastante querido. Servidores, gestores e ex-funcionários também se aglomeraram ali para dar o último adeus ao prefeito que marcou sua história pelo foco de suas gestões na Educação -- por isso, sempre lembrado como "prefeito criança" -- e que era reconhecido, principalmente, como um amigo.

Servidores da PMT foram para o lado de fora do Palácio da Cidade para prestar sua última homenagem ao amigo e gestor público que mais tempo liderou Teresina (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Bastante emocionada, a esposa de Firmino e deputada estadual Lucy Soares (PP), falou rapidamente com as pessoas e com a imprensa. Lucy agradeceu o carinho de todos e considerou aquele o momento o mais difícil de sua vida. “Quero agradecer o carinho de todos vocês, não está sendo fácil, mas vamos continuar com o legado que o prefeito Firmino nos deixou”, assegurou.

Lucy Soares se emocionou bastante ao ver o corpo de seu marido passar pelo local onde ele deu expediente como prefeito por 16 anos e ao receber o apoio de centenas de pessoas (foto: Jailson Soares | politicaDinamica.com)

Após o cortejo, o corpo foi levado para o cemitério Recanto da Saudade, na BR-343, onde acontecerão duas missas de corpo presente antes do sepultamento, marcado para as 17hs.

Comente aqui