SILVIO RECONHECE ERRO POR FRASE COM TEOR RACISTA

Uma fala proferida pelo candidato ao governo do Piauí Sílvio Mendes (União Brasil) repercutiu negativamente e foi assunto em toda imprensa nacional. Em uma entrevista do candidato para o Jornal Agora da Rede Meio Norte, Sílvio foi questionado pela jornalista Katya Dangeles sobre qual seria suas propostas para mulheres e as minorias sociais.

Vídeo acima mostra a partir dos 7'50'' trecho do diálogo entre o candidato e a jornalista (reprodução: TV Meio Norte).

Em resposta à pergunta, Sílvio disse: “Katya, eu imagino. Eu que te conheço há tantos anos, desde o Diário do Povo. Eu imagino, quantas discriminações você não sofreu. Você que é quase negra na pele, mas você é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou. Então, em nome dessas mulheres que é a maioria da população seja do mundo, do Brasil ou do Piauí, precisam ser vistas, olhadas, mas efetivamente. Deixar de discurso cumprido”, disse o trecho da fala do candidato.

GloboNews repercutiu fala polêmica de candidato do Piauí (foto: reprodução Globo News)

A resposta de Sílvio para Katya foi considerada com teor racista e repercutiu nas redes sociais e até a imprensa nacional. Sites como o G1, Folha de São Paulo e Estadão repercutiram a fala do candidato que é apoiado no Piauí pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI). O senador piauiense é considerado o principal ministro do governo do presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL), que também já teve suas falas polêmicas discutidas pelas redes e a imprensa nacional.

Programa Encontro da Rede Globo também repercutiu e reprovou fala do candidato do Piauí (foto: reprodução TV Globo)


CANDIDATO PEDIU DESCULPAS

Em nota, a assessoria do candidato Sílvio Mendes disse que ele reconheceu o erro e pediu desculpas à Katya Dangeles.

Trecho polêmico de entrevista aconteceu durante questionamento da jornalista Katya Dangels (foto: reprodução TV Meio Norte)

Veja a nota na íntegra!

Devido a repercussão em torno de um trecho da entrevista do candidato a governador Sílvio Mendes à TV Meio Norte, esclarece-se:

Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina. Após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro.

Já a jornalista não quis se manifestar sobre o assunto.

“USO POLÍTICO DA FRASE E FORA DO CONTEXTO”

Já na manhã desta quinta-feira (1º/09), o candidato do União Brasil respondeu à imprensa sobre a repercussão da entrevista à TV Meio Norte e confirmou que o caso está sendo usado politicamente para atacar sua imagem.

“Reconheço que foi uma frase infeliz, eu errei, reconheço o erro. Já pedi desculpas à Katya. conheço ela de muitos anos, desde de que ela era do Diário do Povo, pra mim é assunto encerrado, mas foi um erro e responderei por ele”, disse Sílvio.


Sobre o uso político da frase, o candidato disse que não tem nenhuma dúvida que isso será usado contra ele. “Sim, sim, claro que sim. Então veja: primeiro eu elogiei a Katya, porque ela merece todos os elogios que eu disse. Segundo, eu disse uma frase que dentro do contexto tem outra significado, então, mas reconheci o erro, a gente aprende errando também. Pedi desculpas a ela reafirmando a admiração que eu tenho por ela”, afirmou Sílvio Mendes.

Comente aqui