SÍLVIO E PESSOA: JUNTOS COM ALEGRIA

Doutor Pessoa (Republicanos) já está na campanha de Sílvio Mendes (União Brasil) para o governo do Estado. O prefeito de Teresina até tenta despistar, fala de terceira via, que não vai apoiar Sílvio nem Rafael Fonteles (PT), mas não existe terceira via nas eleições de 2022 no Piauí. Nem há como ficar neutro. 

Na última semana, Doutor Pessoa e Sílvio Mendes dividiram palanque na Zona Sul de Teresina (foto: Marcos Melo | PD)

Eu não vou apoiar nenhum dos dois”, disse novamente Pessoa nesta segunda-feira (04/07) ao ser entrevistado pelo Política Dinâmica, durante visita do gestor à Câmara de Vereadores de Teresina.

Doutor Pessoa reclamou para outros vereadores do "café fraco" servido durante encontro com Dudu e a governadora Regina Sousa, ambos do PT (foto: Jailson Soares / PD)

DIFÍCIL DE ESCONDER

Falar é fácil. Fazer de conta que não está com Sílvio é mais difícil. Hoje a é uma situação inescapável. 

A desgastada gestão do prefeito tem se agarrado como pode num empréstimo de R$ 500 milhões junto ao Banco do Brasil, para realizar diversas obras na capital e fazer o que parece impossível: voltar a ser aprovada pela maioria dos teresinenses. A contratação da dívida já foi aprovada em tempo recorde e com a mínima contestação da Câmara de Vereadores, graças ao empenho do presidente da Câmara, Jeová Alencar (Republicanos), que já declarou seu apoio a Sílvio. 

Pessoa já sabe pra onde vai: nenhum outro lugar que não seja a campanha de Sílvio Mendes (foto: Marco Melo | PD)

O empréstimo está sendo contratado sem lista de obras, sem projetos executivos de obras nem se tem notícia do que a PMT está oferecendo como garantia do financiamento. O empréstimo "meio bilionário" é junto ao Banco do Brasil, instituição financeira estatal sob o comando do Governo Federal. E, hoje, só um piauiense pode acelerar a liberação desses recursos para uma Prefeitura tão embananada: Ciro Nogueira (PP), ministro-chefe da Casa Civil da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O senador é aliado e principal apoiador da pré-campanha de Sílvio Mendes ao Governo do Piauí. E Doutor Pessoa pode até ter dificuldades cognitivas para administrar a cidade, mas ele é um político profissional, sabe que se atrapalhar Sílvio, complica sua própria gestão.

Prefeitura vai precisar de influência para liberar empréstimo com agilidade em Brasília (foto: Jailson Soares/ PD)

O ministro não tem poder para impedir o empréstimo, mas tem meios de agilizar o repasse ou mesmo atrasá-lo, se quiser. Isso já foi provado em 2018, no episódio dos empréstimos Finisa 1 e 2 pedidos pelo Governo do Estado, num governo federal em que Ciro Nogueira tinha bem menos influência direta. Avalie como não é o caso hoje. 

E só para lembrar: foi a liberação de um empréstimo de R$ 800 milhões para o Governo do Piauí, em 2021, pelo mesmo Banco do Brasil, foi o estopim de uma crise que fez cabeças rolarem no Palácio do Planalto e abrir a vaga de ministro para Ciro Nogueira, exatamente para que o líder maior do Centrão evitasse que gestões de adversários de Bolsonaro tivessem esse tipo de benefício. 

Dessa forma, ir contra a vontade do ministro Ciro Nogueira não é uma opção para Doutor Pessoa. 

SÍLVIO QUER PESSOA

Apesar de adversários políticos nas eleições de 2020 e crítico do prefeito até pouco tempo, Sílvio Mendes quer o apoio da estrutura do prefeito. Quer seu apoio. Só não quer tirar foto junto.   

Ciro Nogueira é o principal líder da campanha de Sílvio Mendes (foto: Jailson Soares / PD)

Para quem duvida dessa parceria, basta pensar que meses atrás Sílvio Mendes ocupava qualquer espaço na mídia para atacar a gestão de Doutor Pessoa, porém, isso nunca mais foi visto. 

VISITAS DE CORTESIA E POR ACASO

No último dia 29/06, Pessoa esteve no pré-lançamento da campanha de deputado estadual de Jeová Alencar (Republicanos), que contou com a presença de Sílvio Mendes. O prefeito chegou ao local no momento do discurso de Sílvio. “Estive lá no mesmo palanque pelo Jeová, que é um grande amigo. Eu tô com Deus, sempre quis a terceira via, não estou do lado de nenhum pré-candidato ao Governo. Comigo não tem esse negócio de mi mi mi”, enfatizou o prefeito.

Juntos com Alegria: Pessoa chegou ao evento de Jeová exatamente na hora em que Sílvio Mendes discursava e ficou bastante à vontade com o ex-adversário (foto: Marcos Melo | PD)

O gestor também foi questionado sobre uma reunião que teve neste último fim de semana com a governadora Regina Sousa (PT). Na ocasião, o prefeito disse que foi apenas convidado para uma visita, mas que não sabia que a governadora estaria no local. Doutor Pessoa ainda brincou que o café servido no local foi “fraquinho”, deixando a entender que não teve nada de proveitoso no encontro.

Eu fui convidado para ir ao sítio do vereador Dudu. Quase não chego, porque tem que entra sair de umas estradas, desce isso, aquilo, tem que ter cuidado com o pitbull. Chegando lá tava ele [Dudu] e a Regina", comentou. "Era uma armadilha!", emendou o vereador Jeová Alencar. "Mas, o café lá foi fraquinho, até disse pro Dudu que ele estava recebendo o prefeito e lá já tinha a governadora, era pra ter no mínimo uma galinha preparada”, explicou o Doutor Pessoa, numa roda de conversa com os vereadores com a presença da imprensa, no salão nobre da Câmara.

Doutor Pessoa visitou o vereador Dudu e por lá, também, estava a governadora Regina Sousa (foto: redes sociais)

Apreciador de um bom café, ficará difícil para a pré-campanha do PT conquistar o paladar, agora bem mais gourmet e sofisticado, do prefeito de Teresina.

Comente aqui