Servidores do INSS entram em greve nesta terça-feira

por Maura Vitória e Viviane Menegazzo

Os técnicos e analistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí entrarão em greve a partir das 00:00 desta terça-feira (7), por tempo indeterminado nas agências de Teresina e do interior. A decisão que foi aprovada por unanimidade entre os participantes da assembleia geral aqui no Piauí foi levada para a Plenária Nacional da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) Sindical, que aconteceu no último sábado (4), em Brasília. 

Os servidores reivindicam reposição salarial de acordo com a inflação, incorporação das gratificações, paridade entre ativos e inativos, realização de concurso público para repor o quadro funcional que tem uma defasagem de 15 mil funcionários e regulamentação das 30 horas de jornada de trabalho para todos os servidores.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Piauí (Sintsprev-PI), Antônio Machado, afirma que a expectativa é que todas as 32 agências do estado paralisem suas atividades. “Muitas agências irão parar o atendimento ao público a partir do dia 7 e contamos com a adesão gradativa de outras cidades, para que todas as agências entrem em greve total ou parcialmente”, conclui Machado. A greve geral dos funcionários do INSS foi confirmada em mais 15 estados do país, incluindo a Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, segundo a federação da categoria

Foto: Divulgação

Inicialmente, todos os atendimentos, incluindo aposentadorias, pensões e benefícios assistenciais, serão suspensos neste período mas Antônio Machado garante a permanência de 30% do quadro de trabalhadores que ficará à disposição da população para o atendimento de serviços essencias e também casos estremos, como por exemplo, o bloquei de pagamentos.

A negociação entre o INSS e o Governo Federal vem acontecendo há mais ou menos três anos e o Sindicato afirma sem dúvidas alguma que essa paralisação irá repercutir tanto de forma financeira como de forma política e aguarda o resultado da reunião entre a presidente do INSS Elisete Berchiol da Silva Iwai com a presidente Dilma Rousseff, que iniciou as 10 horas da manhã de hoje.

Comente aqui