SEDUC DIZ QUE ESPERA PROFESSORES NAS ESCOLAS

Por Gustavo Almeida

Rejane mantém confiança para início das aulas (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Apesar do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte) ter decidido pela deflagração da greve da categoria em todo o estado, a Secretaria de Educação diz que espera os professores nas salas de aula nesta segunda-feira (13). A data marca o início do ano letivo, conforme cronograma definido pelo governo do estado.

Os professores não aceitam o parcelamento do reajuste do piso, não concordam com a ausência de proposta para funcionários e alegam falta de estrutura nas escolas. O governo do Piauí concedeu aumento de 7,64% no piso, parcelado em duas vezes. A primeira parcela foi paga em janeiro e a outra começará a ser deposita a partir de julho.

Ao Política Dinâmica, a Seduc disse que preparou todas as escolas e que espera os docentes nas salas de aula para iniciarem as atividades. Uma solenidade de abertura do ano letivo prevista para esta segunda-feira (13) está mantida e será realizada na Escola Profissionalizante José Pacífico, na região do grande Dirceu em Teresina.

Professores decidiram pela greve na sexta-feira (10) em Teresina (Foto: Divulgação/Sinte/PI)

“A gente preparou as escolas e espera os professores. Eles já fizeram, inclusive, a semana pedagógica. Esperamos que eles entendam a situação que o país e que vários estados estão passando. O Piauí pelo menos se propôs a pagar, enquanto os outros não estão se propondo a pagar esse piso”, disse a Seduc por meio da assessoria.

O governo afirma que o Piauí é o único estado do país a pagar o reajuste linear de 7,64% para os docentes. O secretário de Administração Franzé Silva diz que a maioria dos estados está com salários dos servidores atrasados e sem condições de dar reajuste. Segundo ele, apenas o Piauí está oferecendo aumento superior ao piso nacional.

O sindicato exige o pagamento integral do reajuste de uma só vez. O valor do piso pago aos professores do Piauí será de R$ 2.836,93, maior que o nacional que é de R$ 2.298,80

Comente aqui