SAÚDE BUCAL DE TERESINA REGISTRA RECORDE EM ATENDIMENTO

Agosto registrou um recorde no atendimento em saúde bucal em Teresina: durante este mês 20.228 procedimentos foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. Estes números incluem procedimentos curativos e preventivos e são os maiores já realizados em um único mês na saúde pública municipal.

Comparativamente, no mesmo período do ano anterior foram registrados 15.142 procedimentos. Segundo o gerente de Saúde Bucal da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Rodrigo Martins, os números são reflexos de um trabalho de capacitação e estímulo dos profissionais. “Estamos recebendo recursos da gestão e investindo em cursos de atualização dentro da própria gerência de saúde bucal da FMS. Estamos também conversando com os dentistas, promovendo interações inclusive com técnicos do Ministério da Saúde, fazendo com que o profissional se sinta cada vez mais valorizado. Além disso, estamos dando todo suporte em relação a material”, diz o gerente.

O gerente destaca a cobertura ampla da Estratégia Saúde da Família na capital. Teresina conta atualmente com 244 equipes com profissionais de saúde bucal que cobrem toda a cidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural. “Vale ressaltar que em todo bairro, em toda localidade, existe uma UBS de referência para atendimento odontológico e a nossa intenção é ampliarmos ainda mais essa cobertura, as condições de acesso da população e de atendimento odontológico”, disse Rodrigo.

Outro fator que contribuiu para a melhoria do atendimento foi o monitoramento pelo sistema SIGMA, desenvolvido pelos técnicos da FMS e que informa em tempo real as condições de funcionamento de todos os consultórios odontológicos da Atenção Básica e eventuais problemas, o que permite a tomada das atitudes adequadas de forma ágil e eficaz. Graças a este sistema, a resposta da gestão está mais rápida e a qualidade do atendimento melhorou, fazendo que o período que o consultório fica parado seja o menor possível.

A meta da FMS é tornar este número de 20 mil procedimentos por mês um patamar a ser alcançado rotineiramente. “Estamos felizes com este resultado da saúde bucal, que mostra que estamos trabalhando no caminho certo, melhorando nossos serviços e atendendo bem a população. Pois saúde pública se faz de forma coletiva para beneficiar a população”, comentou o presidente do órgão, Charles Silveira.

Comente aqui