ROBERT RIOS VAI SOLICITAR GRATIFICAÇÃO POR RISCO DE VIDA PARA POLICIAIS

Robert pede sensibilidade de Wellington Dias para conceder a gratificação (Foto/Montagem: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O deputado estadual Robert Rios (PDT) repercutiu, durante a sessão desta quarta-feira (29), as mortes de policiais no Piauí, especialmente Teresina. A problemática da Segurança Pública é um dos assuntos mais debatidos pelo parlamentar na Assembleia Legislativa (Alepi).

Robert falou de mais uma morte de um policial militar, vítima de latrocínio. Ele afirmou que a situação da violência contra policiais está virando algo comum.

Ele deve apresentar, nesta quinta-feira (30) requerimento solicitando que o governador Wellington Dias (PT) encaminhe para a Alepi uma mensagem concedendo aos policiais militares do Piauí uma gratificação por risco de vida.

“A Polícia Militar do Piauí é uma das poucas Polícias Militares do Brasil onde seus policiais não recebem gratificação por risco de vida. Os policiais estão permanentemente, em confronto com marginais, estão sendo abatidos a tiros no meio da rua e esses policiais não são remunerados por isso”, enfatizou.

A grande dificuldade será convencer o governador a encaixar esse gasto em meio aos cortes decretados pelo governo. Wellington prevê uma redução de no mínimo 10% nas despesas essências, 20% nas contratuais obrigatórias, 25% nas despesas contratuais discricionárias e 30% nas despesas não contratuais discricionárias. Tais medidas estão dispostas no decreto nº 17.074.

Embora um aumento para os PMs não esteja ligado a lista que consta no decreto, um incremento no salário parece ser uma realidade distante para os militares do Piauí neste momento.

Comente aqui