Retorno das obras

por Maura Vitória e Viviane Menegazzo

Na manhã de hoje (29), o governador Wellington Dias visitou a obra do Elevado da Avenida Miguel Rosa. Segundo o governador, várias obras de mobilidade estão sendo retomadas em Teresina em parceria com a prefeitura e o Governo Federal e anunciou a retomada de outras obras.

A obra do Elevado da Miguel Rosa já foi paralisada diversas vezes devido à falta de recursos. Retomada neste mês de junho, a previsão é que até o final do ano uma parte desta obra seja entregue. “Torcemos para em dezembro, janeiro já inaugurar uma primeira etapa. É um viaduto que vem pela BR-343, que é a avenida Getúlio Vargas, e ultrapassa aqui por cima a avenida Miguel Rosa, continua por baixo com uma rotatória. Em seguida, uma nova etapa que é um viaduto na Miguel Rosa. Vamos ter na verdade, três andares de alternativas para esta região”, explica o Governador.

Foto: Jailson Soares/Política Dinâmica

Segundo o governador, essa obra faz parte de um grande projeto de mobilidade que envolvem investimentos aprovados pela presidente Dilma Rousseff parte pela Prefeitura de Teresina, parte pelo Governo do Estado. Entre os projetos citados pelo Governador que serão iniciados imediatamente está a retomada da obra de alargamento da BR-343 e da BR-316, além da obra do anel viário.

“A presidente Dilma está aguardando a última etapa da votação do ajuste fiscal para poder definir o que ela tem dinheiro para novas obras. Pediu que tratemos tecnicamente, e já estamos fazendo isso, com o Ministério dos Transportes e com o o Dnit e com o Ministro do Planejamento, que coordena as obras do PAC. Acredito que vamos ter um acordo para que o Governo Federal entre com uma parte dos recursos, mas para não atrasar as obras vamos trabalhar com contrato de empréstimo do estado, como já tinha iniciado”, afirma.

Segundo o governador, também existe possibilidade de ainda este semestre ser lançado edital para modernização do metrô e também repensar o projeto de alargamento da ponte Wall Ferraz através de parcerias público privadas. “A cidade de Teresina já tem pontos de estrangulamentos e o que estamos buscando é garantir uma maior velocidade para o dia a dia das pessoas ser mais confortável”, ressalta.

Para esta primeira fase do Elevado da Avenida Miguel Rosa serão investidos cerca de R$ 16 milhões. A previsão é que a obra completa do Elevado seja concluída em 2016 e foi orçada em aproximadamente R$ 28 milhões.

MAIS INVESTIMENTOS

O governador Wellington Dias assumiu que realizou mudanças para a utilizada para o recurso que já está para ser liberado pelo Banco do Brasil, mas não explicou que mudanças são essas, mesmo confirmando que nesta terça assinará contrato aditivo, no Ministério da Fazenda, no Banco do Brasil.

“Vamos pagar obras que já foram feitas no governo anterior e que já estavam paradas, vamos pagar medições de obras realizadas neste mandato e isso vai permitir que tenha próximo da totalidade das obras que estavam paradas, sendo retomadas quase em sua totalidade”, afirma o Governador.

WD visita a obra do elevado da avenida Miguel Rosa (Foto: Jailson Soares/ Politica Dinâmica)

Comente aqui