QUEM APOIA QUEM NA CORRIDA PELA CÂMARA DE TERESINA

por Lídia Brito e Marcos Melo

Na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Teresina, ter como cabo eleitoral um nome político de peso é visto como fundamental, para se ter um bom resultado nas urnas. Na briga pela Câmara de Teresina, são 605 candidatos disputando apenas 29 vagas. E os candidatos apostam na presença dos políticos considerados “transferidores de voto”.

A secretário Rejane Dias (PT), os deputados Assis Carvalho (PT), Themístocles Filho (PMDB), o ex-governador Wilson Martins (PSB), o deputado federal Rodrigo Martins (PSB) e o prefeito Firmino Filho (PSBD), entre outros, são cabos eleitorais desejados nesta campanha. A aposta é de quem tiver o apoio deste nomes, com grande representatividade política, possa sair vitorioso nas urnas.

O Política Dinâmica listou o nome de alguns candidatos a vereador de Teresina e seus apoiadores políticos.

SAMUEL SILVEIRA

Ex-vereador Samuel Silveira tem o apoio do prefeito Firmino Filho na caminhada por uma vaga na Câmara (Foto: Arquivo Pessoal)

O ex-vereador Samuel Silveira (PSDB) quer voltar à Câmara de Vereadores. Ele deixou o PMDB para ter como cabo eleitoral o prefeito Firmino Filho (PSDB). O prefeito, que busca a reeleição, tem apoiado a campanha de Samuel.

Na eleição de 2012, ele ficou na suplência e assumiu uma vaga na Casa graças ao apoio do prefeito que convocou o vereador Luiz Lobão (PMDB) para o comando da Fundação Municipal de Saúde. Com o retorno do vereador para a Câmara, Samuel não ficou desamparado. Ele foi nomeado por Firmino para coordenador o Grupo de Trabalho de Formação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social. Firmino, agora, aposta em Samuel como vereador titular na CMT.

JEOVÁ ALENCAR

Jeová Alencar tem o apoio do prefeito Firmino Filho na disputa pela reeleição na Câmara (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O vereador Jeová Alencar (PSDB) busca a reeleição na Câmara de Vereadores. Ele também conta com o apoio do prefeito Firmino Filho (PSDB) para essa empreitada política. Ele se filiou ao PSDB – a convite de Firmino – depois de enfrentar problemas com a direção estadual do Solidariedade.Prefeito Firmino Filho elogia a atuação do vereador Jeová Alencar na Câmara de Vereadores (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O apoio de Firmino Filho a reeleição de Jeová Alencar ficou evidente na solenidade de filiação do vereador ao PSDB. Durante o evento, o prefeito mostrou empolgação com a candidatura do parlamentar e foi só elogios.

JÚNIOR MACEDO

Júnior Macedo (de blusa azul ao lado de JVC) tem recebido o apoio do ex-senador que irá se filiar ao PMDB (Foto:ArquivoPessoal)

O jovem Júnior Macedo é candidato pelo PSC a uma vaga na Câmara Municipal de Teresina. Ele é uma das aposta do partido para eleger um vereador na capital Teresina. Para realizar esse objetivo, Júnior tem contado com o importante apoio do ex-senador João Vicente Claudino (PMDB).

Apesar de aguardar a finalização do processo de filiação ao PMDB, JVC não esconde a preferência pela candidatura do amigo. Júnior é empreendedor e ex-presidente do PTB Jovem.


DEOLINDO MOURA

Ao lado de Rejane Dias, Deolindo busca os votos da petista em Teresina (Foto: Arquivo Pessoal)

O PT de Teresina tem apostado na renovação. Essa é uma tendência nacional do partido. Diante dos escândalos de corrupção e da prisão de importantes lideranças políticas da sigla, os petistas acreditam que sague novo é essencial para manter o partido vive.Deolindo "colou" no governador Wellington Dias e na secretária Rejane Dias pra ficar bem na fita e na foto, claro! (Foto:Arquivo Pessoal)

Em Teresina, essa ideia tem o apoio da secretária de Educação, Rejane Dias (PT). Na capital, ela apoia a candidatura de Deolindo Moura para a Câmara de Vereadores. No governo de Wellington Dias (PT), Deolindo foi indicado, pela secretária, para o cargo de coordenador da Juventude. Formado em Administração, Deolindo iniciou a vida política no movimento estudantil.


JOÃO PEREIRA

Candidato trabalha no gabinete do deputado federal Assis Carvalho (PT) na Câmara Federal (Foto: Arquivo Pessoal)

O candidato João Pereira também se apresenta como uma opção para renovar a bancada do PT na Câmara de Teresina. Ele tem um apoio de peso. O deputado federal Assis Carvalho (PT) tem investido na campanha do aliado.

João Pereira é aposta de Assis Carvalho para renovar na Câmara de Vereadores de Teresina (Foto: Arquivo Pessoal)

João Pereira trabalha no gabinete de Assis Carvalho na Câmara Federal. Nas redes sociais, o candidato tem investido em fotos ao lado do deputado petista e em vídeos em que Assis pede votos para ele.


EVANDRO HIDD

 O candidato Evandro Hidd tem o apoio do secretário de Governo da PMT Charles da Silveira (Foto: Arquivo Pessoal)

O advogado Evandro Hidd (PDT) é candidato ao primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Teresina. Ele tem o apoio do secretário de Governo da Prefeitura de Teresina, Charles da Silveira (PSDB). Foi chefe de gabinete de Charles. Nos bastidores, a informação é que o apoio do secretário a Evandro teria causado ciúmes entre lideranças do PDT e PSDB.

Evandro Hidd tem a vantagem do poder de Charles Silveira dentro da administração tucana (Foto:ArquivoPessoal)

O candidato também tem “colado” no prefeito Firmino Filho (PSDB). Evandro tem sido figura constante nos eventos políticos do tucano em Teresina.


RAIMUNDO JOSÉ

O secretário no governo de Wilson Martins, o veterinário Raimundo José busca o apoio do presidente estadual do PSB em Teresina (Foto:ArquivoPessoal)

O veterinário Raimundo José (PSB) é candidato a vereador em Teresina. Ele tem como cabo eleitoral o presidente estadual do PSB, ex-governador Wilson Martins. Raimundo é filiado ao partido e foi secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí na época em que Wilson era o governador.

Wilson Martins tem se empenhado na eleição do aliado. Nos bastidores, o apoio de Wilson Martins a campanha de Raimundo José é apontado como um dos fatores que teria levado o vereador Tiago Vasconcelos (PRB) a deixar o PSB. Tanto Raimundo como Tiago negam essa versão.

Raimundo José é aposta do PSB para aumentar a bancada na Câmara de Vereadores (Foto: Arquivo Pessoal)


EDVALDO MARQUES

O vereador tem o apoio do deputado federal Rodrigo Martins para buscar se reeleger ao cargo na Câmara Municipal (Foto: Arquivo Pessoal)

O vereador coronel Edvaldo Marques (PSB) concorre à reeleição. Ele é presidente municipal do PSB em Teresina e tem o apoio do deputado federal Rodrigo Martins. Pessoas próximas ao parlamentar afirmam que ele evita maiores manifestações de apoio ao coronel para evitar “ciúmes” entre os demais candidatos. Mas não esconde a preferência por Edvaldo.

O apoio de Rodrigo ao vereador é uma retribuição ao trabalho realizado por Edvaldo durante a campanha do deputado em 2014. Em Teresina, Edvaldo trabalhou pela eleição do deputado na Câmara Federal.

Edvaldo apoiou integralmente Rodrigo Martins na eleição para a Câmara Federal em 2014, o que não foi o caso de outros vereadores (Foto: Arquivo Pessoal)


LEVINO DE JESUS

Levino de Jesus tem o apoio do secretário Gessivaldo Isaías na disputa pela Câmara (Foto: Arquivo Pessoal)

O vereador e pastor Levino de Jesus (PRB) busca a reeleição na Câmara Municipal de Teresina. O parlamentar tem o apoio da Igreja Universal e do secretário do Trabalho e Empreendorismo, deputado Gessivaldo Isaías (PRB), que também é pastor.

Os dois conseguem mobilizar os eleitores ligados ao segmento evangélico em Teresina. O pastor Gessivaldo retribui o apoio que recebeu de Levino na eleição de 2014 quando concorreu a deputado estadual.

Pastor Gessivaldo Isaías retribui o apoio que recebeu de Levino de Jesus na eleição de deputado (Foto: Arquivo Pessoal)


CELINA TOURINHO

Celina Tourinho tem o apoio da família Nogueira, que hoje, não tem nenhum apoio político na Câmara Municipal de Teresina (Foto:ArquivoPessoal)

A psicóloga e professora universitária Celina Tourinho é a aposta do PDT para aumentar a bancada do partido na Câmara de Vereadores de Teresina. Depois de perder filiados com cargos na Casa, o partido foi reduzido a apenas um vereador.

Celina Tourinho tem o apoio do presidente do PDT no Piauí, ex-deputado Flávio Nogueira. A candidata também conta com a preferência do secretário de Turismo, deputado Flávio Nogueira Júnior. Os dois têm participado dos eventos de campanha da candidata.

Flávio Nogueira Junior discursa em ato em defesa da candidatura de Celina (Foto: Arquivo Pessoal)


CAIO BUCAR

Caio Bucar recebe o apoio de Júlio César e Georgiano Neto (Foto: Jailson Soares / PoliticaDinamica.com)

O vereador Caio Bucar (PSD), que era suplente, assumiu uma vaga na Câmara de Vereadores depois de mudanças realizadas na Casa com a eleição do na época vereador Rodrigo Martins (PSB) para a Câmara Federal. Caio deixou o PSB e se filiou ao PSD.

No novo partido, ele tem os apoios do presidente estadual da sigla, deputado federal Júlio César, e do deputado federal Georgiano Neto (PSD). Dessa vez, Caio quer ocupar uma cadeira na Câmara como titular da vaga logo de início.

Ele tem participado investido nos eventos políticos ao lado de Júlio César e Georgiano Neto em Teresina.

Caio Bucar recebe o apoio de Georgiano Neto, uma vez que o Dr. pessoa, seu candidato a prefeito, já tem compromisso com outra candidata a vereadora (Foto: Arquivo Pessoal)


JAMES GUERRA

O delegado James Guerra tem o apoio do deputado estadual, João Madison (PMDB), para disputa na Câmara Municipal (Foto: Arquivo Pessoal)

O delegado James Guerra (PMDB) quer seguir carreira política. Ele pretende ocupar uma das 29 vagas da Câmara de Vereadores de Teresina. Ele é aposta do PMDB para aumentar a bancada do partido na Câmara. Atualmente, o PMDB tem apenas um vereador em Teresina.James Guerra recebeu incentivo de João Madison para ser candidato (Foto: Arquivo Pessoal)

Para ter sucesso na campanha, James Guerra conta com o apoio do deputado estadual, João Madison (PMDB). O parlamentar é apontado como um dos principais incentivadores para que o delegado buscasse seguir a carreira política. Essa é a primeira vez que James Guerra concorre a uma vaga de vereador.


PROFESSOR ZÉ NITO

Professor Zé NIto é aliado político do deputado estadual e presidente da ALEPI Themístocles Filho  (Foto:ArquivoPessoal)

Formado em Teologia, o professor Zé Nito também disputa uma vaga na Câmara de Vereadores de Teresina. Ele tem o apoio do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Themístocles Filho (PMDB), considerado hoje um dos políticos mais influentes do estado.Zé NIto é uma aposta do PMDB para aumentar a bancada do partido na Câmara de Vereadores (Foto:ArquivoPessoal)

Zé Nito já foi presidente da Fundação Humberto Reis da Silveira (Fundalegis) e conta com o apoio de Themístocles para conquistar votos em Teresina e voltar a ser vereador.


R. SILVA

Suplente de vereador, R.Silva tem o apoio de Ciro Nogueira para se eleger em Teresina (Foto: Arquivo Pessoal)

O suplente de vereador, sargento R.Silva (PP), quer uma vaga de titular na Câmara de Vereadores de Teresina. Ele tem o apoio do presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira. R.Silva aposta na força política do senador que já afirmou trabalhar para fortalecer a bancada do PP na Câmara Municipal.


PAULO ROBERTO DA ILUMINAÇÃO

Vereador Paulo Roberto da Iluminação conta com o apoio do senador Elmano Ferrer (Foto: Arquivo Pessoal)

O vereador Paulo Roberto da Iluminação (PTB) quer manter a vaga que possui na Câmara de Vereadores de Teresina. Ele tem o apoio do presidente estadual do PTB, senador Elmano Ferrer, e do candidato a prefeito de Teresina, jornalista Amadeu Campos (PTB).Elmano encontra-se distante da campanha, mas é considerado o principal apoio do vereador do PTB (Foto: Jailson Soares / PoliticaDinamica.com)

Apesar de Elmano encontra-se ausente da campanha, são poucos os momentos em que ele participou de atividades pedindo votos para os seus candidatos, o senador é considerado um apoio importante para Paulo Roberto da Iluminação. Durante a gestão de Elmano à frente da Prefeitura, o vereadora era superintendente da SDU-Sudeste.

ANTÔNIO JOSÉ LIRA

Átila Lira discursa durante lançamento da campanha do irmão (Foto: Jailson Soares / PoliticaDinamica.com)

O vereador do asfalto, como gosta de ser chamado, Antônio José Lira, presidente municipal do DEM em Teresina, busca o segundo mandato na Câmara Municipal de Teresina. Na campanha deste ano, ele passa a contar com maior apoio do irmão, o deputado federal Átila Lira (PSB).Antônio José Lira passa a contar com um apoio maior do irmão que é deputado federal (Foto: Ascom)

Apesar de serem irmãos, Átila Lira não teria sido um forte cabo eleitoral de Antônio José Lira nas campanhas passadas em que o democrata participou.


RONNEY LUSTOSA

O vice-prefeito de Teresina, Ronney Lustosa (PSB), concorre a uma vaga na Câmara de Vereadores. Ele conta mais uma vez com o apoio do deputado federal Heráclito Fortes (PSB). A parceria política dos dois é antiga e Heráclito é considerado o padrinho político de Ronney.

Depois de romper com o deputado Dr. Pessoa (PSD) e anunciar a saída do PSD, a influência de Heráclito foi decisiva para que Ronney se filia-se ao PSB. 


STANLEY FEIRE

Silas Freire faz propaganda para o filho e aposta na eleição do herdeira na Câmara Federal (Foto: Arquivo Pessoal)

O advogado Stanley Freire (PR) tem um apoio de peso. Ele é filho do deputado federal Silas Freire (PR), que é o maior cabo eleitoral do candidato na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores.

Silas acompanha o filho durante caminhadas pelas ruas de Teresina em busca de votos (Foto: Arquivo Pessoal)

O empenho de Silas é tanto que ele já foi até multado pela Justiça Eleitoral. Segundo decisão de juiz, Silas fez propaganda inapropriada para o filho nas redes sociais. O deputado tem sido o principal companheiro de Stanley durante as visitas aos bairros de Teresina.

Comente aqui