PROMOÇÕES SEM AUMENTOS

Ao lado do governador, Franzé Silva afirma que não haverá tão cedo aumento (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamcia.com)

por Lídia Brito

O Corpo de Bombeiros do Piauí celebrou 72 anos na manhã desta segunda-feira (18), mas nem tudo é motivo para comemoração. Os oficiais promovidos terão que esperar o governo se adequar ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, para poderem receber aumento de salários. O governo alega que se as promoções forem acompanhadas do impacto na folha de pagamento, o estado poderá entrar em um colapso financeiro.

Em entrevista ao Política Dinâmica, o secretário de Administração, Franzé Silva, explicou que o governo vai recorrer ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para tentar excluir essas promoções da Lei de Responsabilidade. Caso o contrário, os bombeiro promovidos terão que esperar o fim da crise.

Crise econômica impede aumento de salários no estado (Foto: Jaislon Soares/PoliticaDinamica.com)

“O governador tem a tese de argumentação junto ao TCE. Vamos fazer essas consultas para que alguns aumentos programados – como o dos bombeiros- sejam excluídos da questão da imposição da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas independente da consulta, as promoções foram feitas com a ressalva que o impacto vai ser somente depois que o estado sair do limite fiscal. A promoção é imediata, mas o impacto financeiro – por conta do impedimento da LRF – fica para um segundo momento. Não podemos cometer a ilegalidade de prejudicar o estado e nem poderíamos de deixar de assumir, com os bombeiros, um compromisso que já estava agendado previamente”, disse.

Governador discursa durante a solenidade (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Durante a solenidade, o governador Wellington Dias destacou os investimentos financeiros feitos na corporação. “São mais de R$ 3 milhões investidos em equipamentos e em mais viaturas. São veículos adequados para cuidar de incêndios. Nosso objetivo é trabalhar a prevenção e proteção dos bombeiros e garantir as condições de salvar vidas. Queremos garantir a integração de mais membros dos bombeiros e, além disso, homenagear pessoas que se destacam”, disse. 

Comente aqui