PREFEITURA VAI IMPLEMENTAR O PROGRAMA COLABORATHE

Prefeito Firmino Filho planeja programa de fiscalização da cidade (Foto: ASCOM)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O planejamento, no que diz respeito à governança da cidade de Teresina, já mostra os primeiros indícios. No que diz respeito à participação da população, a Prefeitura vai implementar o Programa ColaboraThe, com um aplicativo de fiscalização da cidade. No entanto, o relatório não especifica quando isso será feito.

Por meio deste recurso, a ideia é que todos possam denunciar irregularidades cometidas por empresas ou pessoas físicas e problemas a serem resolvidos pela Prefeitura, tais como: fechamento de calçadas, lâmpadas queimadas, ruas sem serviços de varrição, estacionamentos irregulares, buracos, lixo etc. O objetivo do programa é que a população participe ativamente da fiscalização da cidade. Em cada Secretaria, haverá um setor responsável para acompanhar as denúncias da respectiva área. É o que diz o plano contido no relatório apresentado pela PMT.

Outros projetos de implementação de aplicativos nesta modalidade “cidadã” já foram iniciados em Teresina. Um exemplo é o aplicativo Colab.re, que foi adotado como canal de relacionamento oficial entre a Prefeitura e a população, por meio de um contrato de cooperação não remunerado. A plataforma foi agregada para o envio de fotos e denúncias de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti ainda em 2015, buracos em vias e outros problemas estruturais. Pelo que se pode perceber, os dois projetos têm a mesma finalidade, o que seria de certa forma redundante.

Além do ColaboraThe, a Prefeitura também pretende implantar o Orçamento Popular Digital e a Ouvidoria-Geral no âmbito da PMT.

Comente aqui