Prefeitos fazem protesto por mais investimentos nos municípios

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Os prefeitos do Piauí resolveram movimentar as ruas de Teresina na manhã desta quinta-feira (27). Organizados com o intuito de pedir soluções práticas para falta de recursos e problemas administrativos, os gestores visitaram a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e seguiram a pé até o Palácio do Karnak, sede do Governo do Estado, onde se encontraram com o governador Wellington Dias (PT).

Prefeitos reclamam de atrasos em repasses do Governo do Estado para a Saúde. (Fotos: Jailson Soares / Política Dinâmica)

A maioria dos prefeitos presentes no ato reclamam de poucos recursos e colocam a culpa na crise política que, segundo eles, tem levado à uma crise financeira ainda mais dolorosa para os municípios. Alguns prefeitos, no entanto, afirmam que o problema está relacionado às leis vigentes. É o caso do prefeito de Piripiri, Odival Andrade (PSB). De acordo com ele, o movimento não é contra governo, mas sim, contra o amontoado de encargos que estão sendo alocados para as prefeituras.

“Esse movimento não é contra ninguém, não é contra o governo. É um movimento dos municípios que está acontecendo em todo o Brasil, porque, nos fomos recebendo muitos encargos ao longo dos anos, e, em contra partida, não vem os recursos na mesma proporção. O problema mais sério não é a redução do FPM é o aumento do custeio da máquina. Quando o governo federal repassa o dinheiro, ele vem. Mas não vem algumas verbas, que custeiam a máquina”, afirma Odival, isentando a presidenta Dilma Rousseff (PT) da responsabilidade da crise.

Para Odival, problemas estão nas leis, que precisam ser modificadas.

“Isso não é culpa da Dilma, é culpa de uma lei, que só de alguns anos para cá, se começou a perceber a gravidade. Isso serve para começarmos primeiro a discutir o pacto federativo. Se não for agora, que algumas leis possam melhorar as despesas com máquinas dos municípios”, finaliza.

Prefeito Aarão garante que os investimentos do Governo Federal não são capazes de gerir todas as necessidades dos municípios.

O prefeito da cidade de Beneditinos, Aarão Mendes (PSDB) é um pouco mais radical. Para ele, os investimentos federais estão atrasados e a população associa os problemas ao prefeito. “Nós temos obras paradas que não estão chegando os recursos e a população fica pensando que a culpa é nossa”, afirma.

Arinaldo defende diálogo e diz que o movimento busca minimizar conflitos com os Governos.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal (PSB) garantiu que o movimento busca minimizar os problemas com a garantia de maiores investimentos. “A ideia é mostrar para a sociedade a real situação dos municípios. Nos reunimos com os deputados, e com o governador buscando melhorias financeiras para os municípios, para que sejam minimizados os problemas”, afirma. 

Comente aqui