Políticos cobram melhorias na Saúde do Piauí

por Erisnaldo Kaenga e Marcos Melo

As cobranças pela ampliação nas vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) têm sido mais fortes nos últimos dias. A repercussão na última semana na mídia nacional sobre a morte 193 pessoas por mês no HUT, por falta de UTIs, fez com que políticos se manifestassem em cobrança de melhorias.

Os deputados federais, Silas Freire (PR-PI) e Rodrigo Martins (PSB-PI) chegaram a manifestar insatisfação nas suas redes sociais. Na tribuna da Câmara Federal, Silas afirmou que deverá trabalhar dentro da Câmara em favor da investigação da situação das UTIs em Teresina e demais hospitais pelo Piauí.

“Vou oficializar junto a Comissão de Saúde para provocar o Ministério Público sobre a falta de leitos nas UTIs dos hospitais do Piauí. Essa Casa é a casa do Povo e não podemos ser corresponsáveis pela morte de mais de 200 pessoas por mês em um único posto que não encontraram suporte em seus atendimentos. Teresina hoje atende pacientes do Ceará, Maranhão e Pará e nosso sistema de Saúde está estrangulado e por isso, pais e mães de famílias morrem”, afirma o parlamentar.

Deputado afirma que provocará o Ministério Público sobre os problemas (Foto: Política Dinâmica)

O deputado Rodrigo Martins colocou que os leitos de UTIs devem ser multiplicados e que, como deputado, abraçará a cauda e deverá lutar pela melhoria da saúde. “Deveríamos ter, pelo menos, 310 leitos criados e mantidos pelo SUS, mas esse número se restringe a 170. A luta por investimentos na área da Saúde foi abraçada por nós desde o início do nosso mandato e temos lutado incansavelmente para que o número de desses leitos seja maior que o de mortes decorrentes da falta deles”, afirmou em rede social.

Rodrigo Martins defende a criação de mais UTIs e a luta por investimentos em saúde (Foto: Política Dinâmica)

Vereadora

A vereadora Teresa Brito (PV), que está à frente da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores, fala das dificuldades pelas quais o HUT tem passado. Na manhã dessa quarta-feira (20), a parlamentar fez visita ao hospital e constatou, “o problema maior do HUT, é a falta de UTIs com a redução do número de leitos, não está tendo a retaguarda que é necessária para sufocar a superlotação”

A vereadora afirma que as UTIs do HUT não estão sendo suficientes por não haver retaguarda. (Foto: Política Dinâmica)

Comente aqui