MAIS SEGURANÇA EM TERESINA

por Marcos Melo e Viviane Menegazzo

Defesa Civil, Gabinete Militar, Enfrentamento às Drogas e Guarda Municipal; tudo junto e misturado, sob o comando do delegado Samuel Silveira (PMDB). Esta será a cara e o conteúdo da nova Secretaria de Segurança de Defesa Social, que já está no forno da Prefeitura Municipal de Teresina e deve marcar o início de um trabalho inovador na gestão municipal. Os detalhes da nova estrutura da PMT quem adianta é o  próprio futuro secretário, que esteve esta semana na sede do Política Dinâmica. 


Samuel se diz animado com a visão e o planejamento do prefeito Firmino Filho e assegura que a secretaria estará em plenas condições de funcionamento no segundo semestre deste ano

Gigante em responsabilidades e atuação e com um potencial ainda maior em repercussão político-eleitoral, deverá ser esta secretaria um dos pilares da promoção da imagem da gestão do prefeito Firmino Filho na campanha de reeleição, em 2016. O tempo é curto para criar e fazer acontecer. Mas nos próximos dias já se encerra a fase de "gestação", assegura o ex-vereador Samuel Silveira.

Atualmente, ele comanda o grupo de trabalho que está elaborando o projeto da secretaria que promete reforçar a segurança pública da capital. Isso deve ocorrer com a criação e implantação da Guarda Municipal que será o braço ostensivo da segurança municipal; mas reforçada pela ideia de planejamento estratégico em segurança e políticas públicas. É onde se encaixa, por exemplo, o enfrentamento às drogas.

“Desde o ano de 2009, há uma Lei que cria a Guarda Municipal e agora neste ano nós queremos criar toda a situação e basilar todo o planejamento mais efetivo para que, com fé em Deus, no próximo ano, no mês de janeiro a gente tenha ai uma Guarda Municipal como força auxiliar de segurança pública aqui no nosso município”, afirma.

GUARDA MUNICIPAL REAPROXIMA POLÍCIA E POPULAÇÃO

Samuel Silveira explicou que uma das ideias da Secretaria é aproximar a população da polícia e assim melhorar a segurança nas regiões mais afetadas pela violência. Uma das ideias é trazer de volta o modelo dos antigos PPOs (Postos de Policiamento Ostensivos) que ficavam localizados nos bairros.

“A ideia, é que por meio de conteiners e de uma maneira embrionária, colocar, e isso em um primeiro momento, pelo menos três postos fixos, em Teresina, com a Guarda Municipal”, afirma. Segundo Samuel, a ideia é que sejam colocados um no Lagoas no Norte, outro na Vila Jerusalém e Três Andares.

CONCURSO PÚBLICO

Samuel Silveira explica que em abril será concluído o organograma e uma parte de planejamento, para em maio a Lei já seguir para a Câmara Municipal. A ideia é que no aniversário da cidade, seja lançado o edital de concurso público para a guarda municipal, já com 50 vagas.

"Queremos é virar o ano de 2016 com uma Teresina mais segurança e no mês de janeiro com a Guarda Municipal funcionando", explica. 

Comente aqui