O governador Wellington Dias participou, na quinta-feira (3), de audiência no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, com o governador da Bahia, Rui Costa, e a presidente do Supremo Tribunal Federal ministra Cármen Lúcia. Na ocasião, trataram de pautas como o Salário-Educação e reajuste dos depósitos judiciais.
Para Wellington, são assuntos de interesse do Piauí, da Bahia e dos demais estados do Nordeste. "Discutimos sobre a ação direta de inconstitucionalidade em relação à fórmula de aplicação do Salário-Educação. Com isso, temos uma expectativa de corrigir uma injustiça de longa data e fazer com que todos os recursos da educação sejam partilhados com estados e municípios pela regra do número de alunos", destacou o governador.
O Salário-Educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública. "Viemos pedir, em nome do povo nordestino, prioridade nesta pauta. A ministra demonstrou boa vontade e estamos confiantes de que o mais breve possível haverá o julgamento. A previsão é de que seja realizado em setembro", pontuou o governador da Bahia, Rui Costa.
Também foi pauta da reunião os depósitos judiciais. Até a próxima semana, Cármen Lúcia cumprirá agenda no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com os bancos, presidentes de tribunais dos estados e outros atores, devendo chegar a uma posição sobre a uniformização do percentual de remuneração incidente sobre os depósitos judiciais da Justiça do Trabalho.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO
Comente aqui