NO DIA DA MULHER, SESSÃO SOLENE DISCUTE EMPREENDORISMO FEMININO

A deputada Flora Izabel organiza sessão solene para o Dia da Mulher (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

A deputada Flora Izabel (PT) está organizando uma sessão solene para a próxima quarta-feira (8) em homenagem ao Dia da Mulher. A deputada apresentou o requerimento na Assembleia Legislativa, subscrito por todas as deputadas da Casa.

Flora finaliza a organização da sessão, que tem como foco o empreendedorismo feminino. Empreendedoras foram convidadas a participar do evento. As demais deputadas também fizeram seus convites.

“Nós temos tratado de várias pautas aqui na Assembleia, a questão da violência contra a mulher, saúde, as políticas públicas voltadas para as mulheres nas mais variadas dimensões. Esse ano nós estamos dando um enfoque na área do empreendedorismo. É importante dizer que um fator importante de libertação da violência é a libertação econômica, a independência financeira das mulheres e nós temos visto mulheres avançando nas mais variadas áreas: na área do direito, medicina, na área política, do comércio”, declarou.

REPRESENTATIVIDADE NA POLÍTICA

O histórico não é muito positivo quando se fala em mulher na política. A herança cultural prevalece e os homens são maioria nas casas legislativas país afora. Dados de 2014 da União Inter-Parlamentar dão conta de que o Brasil é um dos países com menor participação feminina no Congresso Nacional, conforme reportado pelo Estadão.

Um fato que salta aos olhos é a disparidade entre o número de eleitas e o de eleitoras. Em todo o país, estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral mostram que há mais mulheres votando do que homens. Em outubro do ano passado, eram 76.534.775 eleitoras e 69.840.727 eleitores.

Na Assembleia, há apenas quatro deputadas. Na Câmara Municipal de Teresina o número é ainda menor: apenas três vereadoras foram eleitas para o exercício vigente, que conta ainda com uma suplente. Ainda assim, uma redução do número que já era pouco expressivo na legislatura passada, onde a casa contava com seis parlamentares.

Comente aqui