MP RECOMENDA QUE FIRMINO VETE PROJETO DE CIDA SANTIAGO

por Lídia Brito

O Ministério Público do Estado do Piauí recomendou que o prefeito Firmino Filho (PSDB) vete de imediato o projeto de autoria da vereadora Cida Santiago, que proíbe discussão de gênero nas escolas.

O Projeto de Lei, de autoria da vereadora Cida Santiago (PHS), foi aprovado pela maioria dos vereadores, com voto contrário apenas da vereadora Rosário Bezerra (PT). Agora, o projeto seguirá para sanção ou veto do prefeito Firmino Filho (PSDB).

De acordo com o texto do projeto de lei, se aprovado, ficará proibida a distribuição, utilização, exposição, apresentação, recomendação, indicação e divulgação de livros, publicações, projetos, palestras, folders, cartazes, filmes, vídeos, faixas ou qualquer tipo de material, lúdico, didático ou paradidático, físico ou digital contendo manifestação da ideologia de gênero nos estabelecimentos de ensino público municipal da cidade de Teresina.

A promotora Amparo Sousa Paz, coordenadora do Nupevid, avalia que proibir a discussão de gênero nas escolas é uma medida intolerante. “O projeto reduz e sugere que a discussão de gênero se refere apenas à sexualidade. Porém, impedir a discussão de gênero também fere os direitos das mulheres. É preocupante saber que discussões como violência de gênero poderão ser proibidas”, considera Amparo Paz.

Para a promotora Myrian Lago, impedir a circulação de livros que tratem sobre a temática de gênero nas escolas não vai barrar as discussões sobre o assunto. “Não se pode fugir do debate sobre gênero, pois ele está em todos os setores da sociedade. O projeto de Lei foi votado sem discussão e sem a opinião da sociedade. Agora, nós iremos provocar esse debate e buscar o veto do prefeito”, comenta Myrian Lago.

Comente aqui