MACILANE GOMES PROMETE MAIS ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

“O enfrentamento da violência contra a mulher é uma demanda histórica que exige muita habilidade técnica e política da equipe”, diz Macilane (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres existe desde 2011 e é voltada para as demandas que a mulher têm na sociedade. Macilane Gomes é a coordenadora e permanece à frente da pasta a partir de janeiro e esteve hoje (13) no Palácio da Cidade para reunião com o prefeito e os novos secretários.

Em entrevista ao Política Dinâmica, Macilane diz ver sua permanência como um reconhecimento da equipe atual e como um novo desafio. “A gente tem a responsabilidade de institucionalizar essa política pública”, afirma.

Para Macilane, o prefeito Firmino Filho (PSDB) está ciente da “importância de trabalhar o empoderamento da mulher no município de Teresina, dar visibilidade e responder as demandas que as mulheres tem colocado”.

Como preocupações fundamentais, a coordenadora coloca o enfrentamento da violência contra a mulher, “uma demanda histórica que exige muita habilidade técnica e política da equipe”, como o empoderamento econômico, o qual Macilane pretende trabalhar em conjunto com outras secretarias. Entre elas, a coordenadora destaca a Fundação Wall Ferraz e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).

Para ela, é necessário mobilização para desconstruir um padrão social que são as desigualdades e as violências entre os gêneros. “Muitas mulheres estão ainda em situação de violência por, muitas vezes, depender ainda do seu parceiro. Obviamente vivem essa situação pela dependência econômica e emocional. [É preciso] Trabalhar com o enfrentamento não só no atendimento, mas com o causador da violência, que são os homens”, finaliza.

Comente aqui