“VOU DAR UMA CONTRIBUIÇÃO TÉCNICA”, DIZ LUIZ JÚNIOR

Ex-reitor diz que irá contribuir de forma técnica e foge de questões políticas (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Com histórico conflituoso na Universidade Federal do Piauí, onde exerceu o cargo de reitor, o pré-candidato a vice-prefeito na chapa  de reeleição do prefeito, Firmino Filho, Luiz Júnior – uma indicação do PMDB – falou ao Política Dinâmica sobre as expectativas para as campanhas que se aproximam. Júnior levanta controvérsias entre os adversários da sua gestão na UFPI, segundo os quais ele teria sido perseguidor de alguns professores que se opuseram às suas ideias. Técnico, ele garante que usará dos seus conhecimentos para fazer o que for possível para melhorar a capital. Entre os anos de 2005 e 2012, Júnior esteve à frente da Universidade Federal do Piauí e não acumulou somente um número razoável de obras em seu nome, como também alguns processos de improbidade administrativa. No mais, o ex-reitor, que evita fazer avaliações políticas e diz trabalhar mais tecnicamente, garante que já tem se reunido com o prefeito Firmino Filho para discutir a campanha que em breve deve começar. Confira abaixo a entrevista:

Pré-candidato diz não saber avaliar influência de impeachment na chapa (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

Política Dinâmica - Este momento político, cheio de altos e baixos, vem influenciar como na campanha deste ano?

Veja bem, eu acompanho tudo isso como cidadão e como cidadão estou acompanhando através da imprensa todo o processo que provavelmente ainda vai levar alguns meses para o desfecho final. Mas neste momento, eu não posso dizer mais que isso. Que isso passe e que o Brasil volte a crescer. É aguardar e esperar que isso se resolva o quanto antes?

Política Dinâmica - Como você avalia o posicionamento do seu nome como vice na chapa do atual prefeito Firmino Filho?

Primeiro eu sou muito grato ao PMDB por ter tomado já essa decisão política de me lançar como pré-candidato a vice na chapa. Para mim é uma honra muito grande estar representando o PMDB na chapa com o PSDB. Salta os olhos a gestão do PSDB junto a Teresina, há mais vinte anos. Cito de maneira específica a gestão do prefeito Firmino. Muito em breve colocaremos a disposição da sociedade teresinense para que o nosso trabalho seja reconhecido agora como pré-candidato a vice-prefeito. Eu tenho muita vontade, se Deus me permitir, de trabalhar pela nossa Teresina.

Júnior garante que fará gestão mais técnica do que de discussões políticas (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

Política Dinâmica - Qual a sua avaliação do prefeito Firmino Filho hoje em dia?

É uma gestão muito boa. O desafio do bom gestor é esse: resolver os problemas a curto, médio e longo prazo. Teresina é uma cidade que é cantada em verso e proza não só por quem mora aqui, mas por quem é de fora. A educação salta aos olhos no Brasil. Teresina só tem muito a oferecer. Estou pronto, se o povo assim determinar, para ajudar o prefeito Firmino.

Política Dinâmica - E sobre o governo de Wellington Dias, qual a avaliação?

Eu tenho um foco. Meu objetivo é esse. Eu sou um técnico. Quero dar a minha contribuição agora como pré-candidato, se o povo me eleger vou continuar atuando como técnico. Eu não vou me envolver politicamente neste momento, que é um momento que temos que unir forças para elaborar projetos e apresentar para a sociedade.

Ex-reitor tem fama de perseguidor entre professores da UFPI (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

Política Dinâmica - Existe a possibilidade de que Firmino, se reeleito, deixe a prefeitura para tentar o Senado. Há um planejamento para isso?

De maneira alguma. Eu e Firmino nem conversamos sobre esse provável acontecimento. Estamos conversando as nossas decisões políticas para, como pré-candidatos, apresentar para a sociedade. Essas são especulações. Quero é, como técnico, responder bem ao meu partido e ser leal, correspondendo o PSDB e o povo de Teresina.

Tucanos evitam comentar a escolha de Júnior como vice de Firmino (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

Comente aqui