“FALTA ORGANIZAÇÃO MAIS CÉLERE DA PREFEITURA”

Após concluir a votação de alguns projetos, o plenário da Câmara de Teresina encerrou a sessão e deu início ao recesso parlamentar da casa, que começa a partir desta quinta-feira (15). A próxima Sessão Ordinária deverá ser realizada no dia 2 de agosto, quando se iniciará o segundo semestre para os vereadores. Nesses seis primeiros meses de gestão, os vereadores que apoiam a gestão do prefeito Doutor Pessoa avaliaram como positiva a relação da Prefeitura com a Câmara, entretanto há aqueles que esperam mais ações resolutivas por parte da prefeitura para o segundo semestre.

Logo após encerar o semestre e ‘limpar a pauta’ de votações dos projetos, o vereador e presidente da Câmara, Jeová Alencar, disse em entrevista que avalia como positivo o diálogo estabelecido entre os poderes executivo e legislativo. “Esse é meu terceiro mandato como vereador e posso afirmar que nunca um poder executivo foi tão aberto ao diálogo quanto essa gestão atual. Aqui não existe história do vereador ser da base ou da oposição para ser recebido e ter suas demandas dos seus bairros resolvidas. Isso é muito bom, porque quem ganha é a população com essa sintonia entre os poderes”, reforça Jeová.  

O vereador da oposição, Venâncio Cardoso (PSDB), avalia que nestes primeiros meses a gestão municipal andou mais “devagar” e precisam acelerar no próximo semestre. “A Prefeitura teve seis meses para adequação ao modelo que já existia, acredito que nos próximos seis meses a coisa tem que tender a se organizar num tempo mais célere para a população poder ter um voto de confiança da população. Acredito que tem ainda o que melhorar, mas esses primeiros meses foi um momento de arranjamento da atual gestão e torcemos para que façam uma gestão mais ativa e mais voltada a população a partir de agosto”, pontua.

O parlamentar também considerou tranquilo, visto que não foi enviado à Câmara nenhum projeto polêmico. “O que teve de mais importante em relação a articulação foram as reformas e, particularmente, acredito que quem ganha a eleição tem que aprovar a sua estrutura administrativa, e isso foi aprovado com tranquilidade na Câmara. Outro ponto foi que sempre que demandamos a vinda de técnicos para explicar determinados projetos para que assim pudéssemos votar foi enviado. Então, por enquanto, tá tranquila a relação”, afirma Venâncio.

Já o vereador Evandro Hidd (PDT) disse que a gestão municipal deixou a desejar no setor da Educação municipal. O parlamentar destacou que projetos de sua autoria foram aprovados na Câmara para vacinação de professores e servidores do sistema de ensino municipal, sendo que essa vacinação deve em breve finalizada, mas até agora a Prefeitura não se manifestou em relação a volta as aulas.

“Não vimos nenhum programa da retomada das atividades escolares. A rede municipal foi bastante afetadas devido à Pandemia, só que já temos a vacina, várias cidades no país já colocaram a retomada das aulas em seus planos e nós batalhamos para que as aulas comecem a serem retomadas a partir de agosto para as crianças não sejam mais ainda penalizadas. Para isso, já solicitamos a vinda do secretário de Educação à Câmara e estamos aguardando ele vir para cobramos isso novamente”, destaca Evandro Hidd.

Comente aqui