KLEBER É O NOVO CONSELHEIRO

por Maura Vitória, Erisnaldo Kaenga e Marcos Melo

O prefeito Kleber Eulálio (PMDB) é o mais novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Com 18 votos arrastados pelo governador Wellington Dias (PT) e pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Themístocles Filho (PMDB), Kleber vai para o TCE e o Partido dos Trabalhadores assume a Prefeitura de Picos. 

Kleber acompanhou a votação ao lado dos deputados governistas que declaram antecipadamente seu voto (foto: Jailson Soares / PoliticaDinamica.com)

O ex-deputado Mauro Tapety (PMDB), adversário direto de Kleber, obteve 11 votos e o desconhecido César Andrade, apenas 1 voto, totalizando a soma de 30 votos dos deputados. A eleição contou com 24 candidatos e os deputados estaduais Firmino Paulo (PSDB), João de Deus (PT), Rubem Martins (PSB), Wilson Brandão (PSB) fizeram a contagem dos votos e Fernando Monteiro (PTB) anunciou o escolhido.

Mauro acompanhou a votação atentamente junto aos amigos que fizeram sua campanha resistir até a ultima hora (foto: Jailson Soares / PoliticaDinamica.com)

O processo eleitoral começou por volta das 10 horas com a sabatina feita com todos os candidatos. Durante sua sabatina, Kleber Eulálio destacou que foi “quatro vezes presidente desta Casa e quatro vezes secretário de Estado. Hoje estou há dois anos como prefeito. Nunca tive minhas contas reprovadas. Temos hoje um TCE respeitado, quero ir pra lá, somar com esses homens e mulheres levando experiência, de quem já foi julgado 13 vezes e sempre aprovado”.

Você pode conferir em vídeo como foi que os candidatos acompanharam a apuração voto a voto, em imagens exclusivas do Política Dinâmica.

[ATUALIZADA ÀS 17H20]

Eram 24 os considerados aptos para a disputa, porém, Kleber e Mauro polarizavam a campanha desde seu início. O deputado estadual Antônio Félix (PSD) chegou a lançar seu nome na tentativa de um consenso, mas estranhamente desistiu na véspera da eleição.

Mauro lembrou aos deputados que tem a experiência necessária para ocupar o cargo e que sua vida pública sempre foi transparente (foto: Jailson Soares / PoliticaDinamica.com)

Quando usou a tribuna para da razão que o levara à disputa da vaga no TCE, o ex-deputado Mauro Tapety destacou sua vida política, citando que “na minha vida pública sempre me dispus, a cumprir toda as obrigações que o cargo demanda”. Também aproveitou o momento para reafirmar que tinha as credenciais necessárias para o cargo. "Eu estou credenciado para exercer essa função, por isso peço o voto de vocês meus amigos deputados”, disse, ressaltando a importância da amizade.

Kleber enumerou todos os cargos públicos que ocupou na vida e ressaltou que nunca teve problemas com as contas dos órgãos dos quais já foi gestor (foto: Jailson Soares / PoliticaDinamica.com)

Por sua vez, Kleber Eulálio iniciou seu discurso mencionando o ex-conselheiro Anfrisio Lobão que se aposentou em outubro passado, deixando a vaga aberta para essa disputa. “Se os colegas me escolherem, estarão escolhendo um médico, para ocupar a vaga de outro excelente medico como é Anfrísio Lobão”, comparou, antes de ser concluída a votação que o levaria ao cargo.

O novo conselheiro do TCE tem 60 dias para renunciar o mandato de prefeito de Picos (foto: Jailson Soares / PoliticaDinamica.com)

O atual prefeito de Picos, destacou, também, sua trajetória política e de quantas vezes teve suas contas julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado. “Tenho orgulho de dizer que tive minhas contas julgadas por treze vezes pelo TCE do Piauí e que em nenhuma delas tive problemas. Quero levar essa experiência que tive como político para a área técnica do TCE”, afirmo.

Comente aqui