GUARDA MUNICIPAL DIVULGA RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PRIMEIRO MÊS DA AÇÃO ZONAL

A Guarda Civil Municipal (GCM) divulgou ontem, sexta-feira (6), o relatório das áreas monitoradas na zona Sul de Teresina através do programa Ação Zonal, lançado pela PMT no último dia 6 de agosto. O programa tem como finalidade reforçar a segurança nos espaços públicos da capital e, futuramente, será ampliado para todas as zonas da cidade.

Em um mês, a Guarda realizou patrulhamento e monitoramento preventivo em 24 creches municipais, 18 escolas, oito Unidades Básicas de Saúde, três mercados públicos, dois aterros municipais, três hospitais, dois centros de convivência da assistência social, dois centros de produção, um cemitério, uma lavanderia, um ginásio poliesportivo e um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), totalizando 66 espaços.

“Estamos a todo vapor com as visitas do projeto Ação Zonal. Nossa missão inicial é monitorar os órgãos municipais da região Sul de Teresina e mostrar que estamos trabalhando no intuito de ajudar a melhorar a sensação de segurança nesses locais”, destaca o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira.

O comandante da GCM, Capitão Monteiro Silva, explicou que as primeiras visitas buscam conhecer a realidade de cada espaço, além de destacar a importância do diálogo com as forças de segurança do município e a divulgação do número 153, que é disponibilizado gratuitamente para recebimento de denúncias do cidadão.

“As primeiras abordagens estão seguindo um protocolo de apresentação do projeto e conhecendo os principais problemas daquela determinada unidade no que tange à segurança pública, para que a gente tenha condições de criar uma estratégia de ação dentro daquele espaço. Todos estão sendo bem receptivos e firmando um pacto de colaboração para diminuição da violência dentro desses espaços”, explicou o Capitão.

Concurso público

Está previsto para iniciar em novembro, o curso de formação dos aprovados no concurso da Guarda Municipal de Teresina. De acordo com o secretário Samuel Silveira, todo o material para o curso foi comprado fora do estado e será utilizado nas aulas de armamento e tiro no decorrer do curso.

“Os alunos terão ainda aulas de educação física, conhecimentos básicos na área jurídica e de abordagem, além dos direitos humanos e do papel das Guardas Municipais e da Gestão Integrada da Segurança Pública em nível municipal. Nossa perspectiva é de colocar mais 300 guardas nas ruas, para fortalecer nossas atividades e a contribuição com a segurança pública do município”, informa.

Patrulha Maria da Penha

A Guarda Municipal deve implantar também em novembro o projeto Patrulha Maria da Penha, para atender mulheres vítimas de violência que são assistidas pelo Centro de Referência Esperança Garcia na capital. O projeto consiste na realização de visitas periódicas às residências de 100 mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimir eventuais atos de violência.

Além das visitas, o projeto ajudará na diminuição da violência com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e o desenvolvimento de um aplicativo com a possibilidade da inserção do botão do pânico.

Criada por meio da Lei complementar n° 3.834, a Guarda Civil Municipal de Teresina é vinculada à Semcaspi e atua nas praças da Bandeira, Rio Branco, Fripisa; parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Parque Encontro dos Rios; Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão). Os guardas também realizam patrulhamento preventivo no Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina, Praça dos Skatistas, nos corredores e nos Terminais de Integração do Itararé, do Parque Piauí e Bela Vista.

Comente aqui