Governo lança programa de gestão passada

por Mírian Teles e Francicleiton Cardoso

O governo do Estado, através da secretaria de Saúde anunciou nesta quinta-feira (30) que irá colocar na estrada duas carretas para percorrer o Piauí, com o objetivo de identificar o câncer de mama precocemente nas mulheres. As carretas irão ofertar exames de mamografia e ultrassom de mama.

Informações apontam que as duas carretas foram adquirias ainda na gestão do governador Zé Filho, onde eram usadas com o mesmo objetivo, de oferecer de forma itinerante exames para identificação do câncer de mama nas mulheres piauienses.

No governo anterior, o programa era chamado Saúde da Mulher, o caminhão era equipado com um mamógrafo, e percorreu em dois meses 2.700 quilômetros, passando por sete cidades e atendendo cerca de 1.200 mulheres.

Carreta do Programa "Saúde da Mulher", da gestão passada (Foto: Divulgação)

Na época, a iniciativa partiu do Governo do Estado em parceria com Fundação Maria Carvalho que atende vítimas da doença, em Teresina. Para a instituição, com o caminhão, era possível dobrar o número de exames realizados por ano.

Segundo informações da coluna “X da Questão”, as carretas do antigo Programa "Saúde da Mulher “, passaram por novas plotagens, com a marca do programa " Amigos do peito" para o relançamento do projeto, que já existia. As carretas estavam paradas desde dezembro do ano passado.

 cartaz do programa Amigos do Peito(Foto: Divulgação /CCOM)

O secretário não quis se manifestar sobre sobre o caso e afirmou por meio de sua assessoria que "a prevenção do câncer de mama é uma política de Estado". Mesmo assim, a nota não esclarece o porque da mudança no nome do Projeto, nem tampouco revela o porque de os caminhões terem ficados parados nos primeiros sete meses desta nova gestão. 

Clique na imagem abaixo e assista matéria da TV Globo sobre o programa realizado na gestão passada. 

Clique na imagem para ver matéria exibida pela TV Globo.

Leia nota na íntegra:

Sobre a matéria “Governo clona carreta de programa lançado no governo passado”, a Secretaria de Estado da Saúde informa que a prevenção ao câncer de mama é uma política de Estado e não uma ação pontual. Implantar o Programa Amigos do Peito integra as ações do Governo no cuidado e na assistência à mulher, seja onde estiver.

As carretas que irão percorrer o Piauí, com a meta de realizar aproximadamente 20 mil exames por ano, foram adquiridas com recursos do Estado, nunca foram usadas e não ficarão ociosas. Pela meta estipulada pelo Ministério da Saúde, em 2014, o Piauí deveria ter realizado 187.185 mamografias e atingiu apenas 25,7%, o que representa 48.160 exames realizados.

Há território onde não se registrou nenhum exame realizado, como Chapada das Mangabeiras e Tabuleiros do Alto Parnaíba.

Ora, se dispomos de carretas, equipadas com dois mamógrafos e um ultrassom em cada veículo, se há um vazio assistencial no Estado e se a política do Governo é prestar assistência à mulher, por que esquivaria em realizar tal Programa?

Salienta-se que em 2014 foram notificados 152 óbitos por neoplasia maligna e estima-se em 520 novos casos no Piauí para os anos de 2014/2015. É o compromisso do Governo, da Secretaria de Estado da Saúde, em apresentar soluções para minimizar esses números e nos casos confirmados, dispor de toda a estrutura hospitalar para a assistência necessária.

Comente aqui