Força Tarefa

por Francicleiton Cardoso e Viviane Menegazzo

A Secretaria Estadual de Justiça, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Piauí, iniciou nesta segunda-feira (29), na Penitenciária Irmão Guido, a segunda etapa da Força Tarefa Defensorial, para o atendimento individual de detentos. Nesse primeiro dia, oito defensores públicos estiveram envolvidos na atividade, com atendimento a 56 detentos.

O papel do trabalho, de acordo com o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, é organizar e tentar pacificar o ambiente dentro das penitenciárias, minimizando assim ações mais ostensivas dos presos. Para Daniel, esse trabalho garante também assistência jurídica aos presos.

Secretário Daniel, acredita que força tarefa ajude a pacificar presídios. (Foto: Jailson Soares / Política Dinâmica)

“Garantir uma assistência jurídica aos detentos e melhorar a pacificação dentro das penitenciárias é um dos papeis dessa força tarefa. A ideia é que haja diálogo e provocar o judiciário para que haja habeas corpus para que, possivelmente, alguns detentos já fiquem em liberdade”, garante o secretário.

Daniel elogiou ainda o trabalho realizado pela Defensoria e afirmou que tudo deverá favorecer a segurança dentro dos presídios e a melhoria do funcionamento das penitenciárias como a Irmão Guido.

“Agentes penitenciários, servidores, coordenadores, chefes da guarda, aqui fazem um importante trabalho e são fundamentais para garantir a segurança e a realização desse atendimento por parte da Defensoria. Quero dizer aos defensores que é uma honra tê-los aqui. Nos encontramos muito entusiasmados com esse projeto e essa parceria com a Defensoria Pública, na pessoa da defensora pública geral e do subdefensor público geral”, concluiu o secretário. 

Comente aqui