FIRMINO APARECE COM 28% ACIMA DE DR. PESSOA

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Mais uma pesquisa sacudiu o cenário político em Teresina. Divulgada hoje (01) pelo Instituto Data AZ, os resultados não apontam grandes reviravoltas no cenário político, mas mostram que a possibilidade de um segundo turno poderá ser uma questão difícil de prever.

A novidade é que Firmino Filho (PSDB) já não empata mais com Dr. Pessoa (PSD). O tucano lidera tanto na sondagem espontânea, como na estimulada e chega a superar o candidato Pessoa com 21,23% acima na estimulada, o que melhora para o deputado. Mas os números podem ser ainda maiores para o atual prefeito. Na espontânea, Firmino aparece com 39,89% das intensões de voto, contra 10,97% de Dr. Pessoa; uma diferença de 28,92%.

Dr. Pessoa aparece em segundo lugar nas duas modalidades. (Foto: Jailson Soares / PolíticaDinâmica.com)

O candidato Amadeu Campos (PTB) é o terceiro colocado nas pesquisas, com 5,84% das intenções na espontânea e 11,40% na estimulada. Ainda foram citados na pesquisa espontânea os nomes do senador Elmano Férrer, os ex-prefeito Silvio Mendes, o secretário de Segurança Fábio Abreu e até o ex-governador Mão Santa.

Amadeu campo aparece em último e tem maior rejeição. (Foto: Jailson Soares / PolíticaDinâmica.com)

O número de indecisos ouvidos pela pesquisa espontânea, isto é, a soma dos percentuais dos eleitores que disseram não saber em quem votar e aqueles que preferiram não opinar, chega a 36,61%; um número que traz confiança na alteração das preferências eleitorais para os candidatos que ainda aparecem para trás.

Na sondagem espontânea, eleitores que declararam voto nulo ou branco, somaram 4,70%.

MAIOR REJEIÇÃO É DE AMADEU CAMPOS

Entre os três candidatos de maior projeção eleitoral da pesquisa, a menor rejeição ficou com o candidato Dr. Pessoa. Apenas 6,55% dos eleitores disseram eu não votariam nele de jeito nenhum para prefeito da capital.

O candidato Amadeu Campos lidera as rejeições entre os pesquisados. Ele aparece com 17,81% em rejeição. Firmino Filho permanece entre os dois candidatos. O de menor rejeição é Dr. Pessoa: somente 6,55%. Mais perto de Amadeu do que de Dr. Pessoa, o tucano tem 16,38% de rejeição. Entre os nomes, a maior rejeição ficou com Quem-Quem, que teve percentual de 22,79% dos eleitores escutados.

EM SEGUNDO TURNO, FIRMINO SAIRIA NA FRENTE

Em simulações de segundo turno feitas na pesquisa entre os candidatos Amadeu Campos (PTB), Dr. Pessoa (PSD) e Firmino Filho (PSDB), o tucano saiu sempre à frente. Em uma possível segunda votação entre Firmino e Pessoa, o atual prefeito sairia com 52,42% das intenções, contra 36,18% do deputado estadual. 

Se a disputa num possível segundo turno ficasse entre Firmino e  Amadeu Campos, o tucano ficaria com 57,26%, contra 26,78% do petebista. 

Ficha técnica da pesquisa

Registro na Justiça Eleitoral: PI-06789/2016.

Tamanho da amostra – 702 entrevistas, sendo 688 na área urbana e 14 na zona rural.

Bairros e localidades pesquisadas – 21 bairros na zona Sudeste, 20 na zona Leste, 20 na zona Norte, 20 na zona Sul e duas localidades rurais.

Data de realização – 27 e 28 de julho de 2016.

Margem de erro – 3,7% para mais ou para menos.

Contratante: Portal AZ

Comente aqui