FECHAMENTO DA ITAPISSUMA É “UM CHOQUE BRUTAL”, AFIRMA ELMANO

Elmano Férrer lamentou o fechamento de Itapissuma (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O senador Elmano Férrer (PMDB) se pronunciou ontem (10), em sessão plenária no Senado, sobre o fechamento da fábrica Itapissuma (produtora do cimento Nassau), no município de Fronteiras do Piauí. Além disso, ele falou sobre a busca por saídas para o desemprego na região.

Na tribuna, Férrer afirmou que o Piauí acordou triste na última segunda-feira (6) por causa do encerramento das atividades na fábrica.

“Isso é muito triste. Em momento que o país tem quase 13 milhões de desempregados e uma indústria instalada em na região semiárida, uma região já sofrida. Vários aspectos... Desde a escassez de água ao comércio fruto de uma agricultura ainda de subsistência. Isso trouxe um choque brutal na vida de mais de 3.500 pessoas. Isso foi um abalo não só pra cidade de Fronteiras, de Pio IX e todo o entorno, com reflexo profundo na vida social”, declarou.

Elmano lembrou ainda a história da implantação da fábrica no Piauí, que opera no estado há 21 anos como resultado dos incentivos fiscais da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com o objetivo de reduzir a disparidade econômica entre a região nordeste e centro-sul.

MOBILIZAÇÃO

O governo do Piauí e outros segmentos ligados ao setor, como a Federação das Indústrias, se mobilizam para contornar a situação e impedir o fechamento de Itapissuma em definitivo.

O governador Wellington Dias (PT) anunciou que vai tomar as medidas necessárias para que a fábrica não encerre as atividades e tentará dialogar com a direção da empresa com o objetivo de oferecer garantias para o pleno funcionamento da mesma.

A crise no setor da construção civil é a justificativa da diretoria para o encerramento dos trabalhos.

Elmano veio ontem ao Piauí e afirmou que vai buscar um entendimento com Wellington Dias para uma saída construída de forma coletiva com as autoridades para impedir quer Itapissuma feche as portas no Piauí.

Comente aqui