EXPULSÃO FOI SURPRESA

A Situação do diretório estadual do Democratas em Teresina não anda nada boa, além de ter perdido as eleições municipais com a derrota do candidato tucano Kleber Montezuma, ao qual apoiavam, o partido agora resolveu expulsar um de seus vereadores com mandato na Câmara de Teresina, o Markin Costa, e ainda advertir outro vereador da sigla Roberval Queiroz (DEM) que pode seguir o mesmo rumo. O diretório também expulsou dois suplentes de vereadores, o Celson Henrique e o Paulo Sandro. Todos eles prometem recorrer da decisão tida nos bastidores como “perseguição política” ou ao menos divergências ideológicas.

Vale lembrar que o presidente estadual do DEM no Piauí é o Roney Lustosa é alinhadíssimo com os tucanos da capital. Tendo na última eleição apoiado e determinado que seus correligionários apoiasse o Klebão no 2º turno. Mas após o resultado pouco expressivo no primeiro turno do tucano, houve a “debanda mascarada” de membros do partido para o lado mais propício da sombra da gestão municipal, fato sacramentado logo no início da gestão.

Como vingança tarda mais não falha, no último dia 25/06 saiu a decisão da executiva do partido pela expulsão do vereador Marquinhos e dos suplentes Celso Henrique e Paulo Sandro. Já o outro parlamentar da casa capitão Roberval, que também poderia ser enquadrado como suposta infidelidade partidária, acabou sendo apenas advertido.

PEGO DE SURPRESA

Em entrevista ao Política Dinâmica, o vereador Marquinhos destacou que toda vez que fala do motivo da sua expulsão se surpreende. “O motivo que alegam, surpreendentemente, é que dei mais entrevistas que o capitão Roberval, mas a alegação mesma é porque fomos pra base [aliado da Prefeitura]. O que a gente faz é apenas um apoio administrativo. Mas alegam que dei mais entrevistas”, explicou o vereador.

CABE RECURSO

O parlamentar destacou ainda que está no prazo para recorrer da expulsão ao DEM estadual. “A gente vai aguardar o resultado desse recurso, mas nesse tempo aí intermediário já recebi convites de outros partidos, me sinto inclusive lisonjeado. A gente sabe que quando o vereador é expulso, eu até conversei sobre isso com especialistas, eu fico livre, né. Vamos supor que lá na frente o DEM nacional reverta essa situação e aí, vai ficar uma situação chata aqui com o DEM local”, explica o Marquinhos, dando a entender que agora com a expulsão está livre para ingressar numa outra sigla.

Mesmo que o diretório estadual tenha o mesmo entendimento do municipal, o parlamentar pode ainda recorrer ao DEM nacional que tem como presidente o ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e ex-governador da Bahia, e ainda amigo do vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (PSB).

SEM ARESTAS COM ROONEY

O parlamentar negou qualquer desentendimento com o presidente do DEM no Piauí, Ronney Lustosa, e disse que acredita haver apenas divergências ideológicas. “Não temos qualquer desentendimento, o Ronney é um político experiente, já foi vereador da capital e vice-prefeito, e ainda é amigo da minha família. Não acredito que tenha perseguição, o que tá havendo é uma divergência de ideias que está levando a uma dissidência, eu não esperava que fosse levar, mas tá levando”, disse Marquinhos.

ROBERT X RONNEY

Recentemente, o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, em entrevista à um portal de notícias da capital, teria dito que o DEM é um partido de aluguel e seria mal presidido pelo Ronney Lustosa. Ainda na entrevista, o vice-prefeito, que adora comprar uma briga, criticou a expulsão do vereador e dos suplentes pelo fato do apoio que deram à gestão do prefeito Dr. Pessoa.

Robert teria falado  ainda que queria conversar com o presidente nacional do Partido, ACM Neto, para contar o que acontece no partido no Piauí. O vice-prefeito disse ainda que o DEM merecia um presidente “mais forte”, deixando evidente que tem interesses e pode sair do PSB para voltar ao DEM, partido ao qual já foi filiado, tendo inclusive na época desistido da sigla, justamente por conta de que o presidente Ronney Lustosa fez uma aliança com o então prefeito Firmino Filho (PSDB)

Sobre toda essa fumaça da confusão que chegou ao Palácio da Cidade e até a possibilidade de Robert Rios ingressar ao DEM, o vereador Marquinhos Costa foi categórico em dizer que não tinha ouvido falar do assunto.  “Sei que o Robert foi candidato a senador pelo DEM, teve uma votação expressiva na capital e por todo estado. Eu até tive um contato há 15 dias atrás com o Robert, e ele me contou que na época que era do DEM quem abonou a ficha de filiação dele foi o próprio ACM Neto, que é o presidente nacional do partido. Acho que ele deve ter uma relação mais próxima. Se ele quer ir para o DEM, isso tem que saber é se o Robert tem esse interesse e se avalia”, finalizou Marquinhos.

Comente aqui