Encontro de governadores

por Maura Vitória e Viviane Menegazzo

Os governadores do Piauí, Wellington Dias, Maranhão, Flávio Dino, e do Tocantins, Marcelo Miranda, estão em uma reunião técnico na manhã de hoje no Karnak para tratar de ações conjuntas sobre a Agência de Desenvolvimento do Matopiba, fronteira agrícola que compreende os 3 estados, além da Bahia.

O principal objetivo da reunião é que os estados envolvidos atuem de forma articulada nas áreas da infraestrutura, desenvolvimento econômico e ambiental em prol do plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, que foi lançado no Piauí no último dia 14 de maio.

Segundo o governador do Maranhão, Flávio Dino, a integração entre os estados tem a ideia de criar um consórcio com contribuição igualitária entre os estados para investir em infraestrutura e promover o turismo na Rotas das Emoções. "Esse projeto trará um desenvolvimento regional, trará uma força política maior, além do intercâmbio de experiências entre os três estados", afirma. 

Para a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (PP), o projeto deve ser mais abrangente e deixar de atender apenas demandas relacionadas ao agronegócio. "O decreto do projeto é muito restrito, só abrange o agronegócio. E a área do Matopiba é uma área sugerida , não está definida ainda. E o Piauí sai perdendo nisso", afirma Margarete. 

O governador Wellington Dias (PT) sugeriu ainda a integração entre as secretarias de Comunicação de cada estado para que as articulações dos projetos sejam feitas de forma satisfatória. 

Durante a reunião, Wellington Dias, Flávio Dino e o representante do governado do Ceará assinaram protocolo sobre o projeto Rotas das Emoções.

Comente aqui