DIAS ASSINA ACORDO DE GESTÃO COMPARTILHADA DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA

Acordo entre governo estadual e Ministério da Cultura é celebrado (Foto: João Albert | CCOM)

O governador Wellington Dias (PT) assinou ontem (25), em São Raimundo Nonato, o acordo de cooperação de gestão compartilhada do Parque Nacional Serra da Capivara. O contrato é uma parceria com o ministro da Cultura, Roberto Freire, e foi assinado durante solenidade realizada no auditório da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).

O documento estabelece a criação do Comitê Permanente de Acompanhamento e Gestão, formado por representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio, atualmente o responsável pela gestão do parque), do Iphan e da Fumdham e ficará encarregado da elaboração de um diagnóstico da situação atual do parque e, em sequência, de um plano de gestão que defina ações, prazos, responsabilidades e uma previsão de custos para execução das ações. O prazo para conclusão do plano é de seis meses.

O ministro da Cultura, Roberto Freire, e o governador Wellington Dias (Foto: João Albert | CCOM)

"A responsabilidade do parque é de todos. É importante o contato permanente e não só formalidade. Estamos assumindo a responsabilidade junto com vocês (demais participantes). Vamos agora pensar no turismo e na importância do parque para o Piauí, para o Nordeste, para o Brasil e para a humanidade", destacou Freire.

Para Dias, a administração do Parque é uma responsabilidade muito grande. "Acredito que com essa gestão vamos ter recursos que irão prover com segurança recursos para a Serra da Capivara", disse o governador.

O acordo de cooperação técnica tem por objetivo desenvolver um modelo de gestão compartilhada para o parque, que passará a contar com a gestão através dos órgãos, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ambos vinculados ao Ministério da Cultura, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), o governo do Estado do Piauí e a Fundação do Homem Americano.

Com informações da CCOM.

Comente aqui