DEPUTADO FAZ REFLEXÃO SOBRE AMAZÔNIA E CRITICA HIPOCRISIA

NAS REDES SOCIAIS, FLÁVIO NOGUEIRA DEFENDE CONSERVAÇÃO DA FLORESTA, MAS LEMBRA FATOS HISTÓRICOS PARA CRITICAR REAÇÃO ESTRANGEIRA

24/08/2019 17:28 - Atualizado em 24/08/2019 18:04

Parlamentar citou o tráfico de escravos no período da escravatura (Foto: Facebook Flávio)

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT) usou as redes sociais neste sábado (24) para fazer uma reflexão sobre a Amazônia. A postagem do político inicia com uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro, mas aponta fatos históricos para classificar como hipocrisia a posição de países que agora posam de "humanitários" e que se acham donos do mundo.

Nogueira lembra que esses países fizeram grandes plantações de grãos e árvores frutíferas onde antes eram matas virgens. E foi além: disse que o raciocínio serve para a escravatura, assinalando que foram os países hoje ricos os pioneiros no tráfico e no comércio de servidão humana, mas que, após atingirem seus objetivos econômicos, posaram de bons moços.

O parlamentar encerra defendendo a conservação do verde das matas, cor retratada na bandeira. No entanto, lamenta que o amarelo do ouro pátrio já tenha amarelado pela espoliação estrangeira dos países ricos que hoje se dizem preocupados com a Amazônia.

Leia o texto de Flávio Nogueira na íntegra.

"Sabe-se que o Capitão não fala coisa com coisa, propositalmente ou não. Mas uma coisa é outra coisa. O Brasil destaca-se mundialmente como um país que preserva o meio ambiente, apesar do desmatamento que vem aumentando na região Amazônica. Tudo fruto de campanha incessante de conservação ambiental.

Os países desenvolvidos construíram indústrias e fizeram grandes plantações de grãos e de árvores frutíferas onde antes eram matas virgens. O mesmo raciocínio serve para a escravatura. Foram pioneiros nesse indecente tráfico e comércio de servidão humana. Mas depois de atingirem seus objetivos econômicos (ficaram mais ricos com a agricultura e o comércio, que tinham a escravidão como condutora e propulsora de desenvolvimento), posaram de humanitários e xerifes que singravam mares à procura de navios negreiros. Hipocrisia. É o adjetivo apropriado para os que se acham donos do mundo.

Entretanto, a maioria dos brasileiros não concorda com o desmatamento aloprado que se verifica na nossa Amazônia. Quer para a formação de campos agrícolas ou pra “extração” de madeiras de lei. Vamos conservar o verde de nossas matas -que a nossa bandeira simboliza altaneira-, já que o amarelo do ouro pátrio amarelou pela espoliação estrangeira".

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
JUIZ ABSOLVE TEMER E DIZ QUE MPF ADULTEROU DIÁLOGOS
JUIZ ABSOLVE TEMER E DIZ QUE MPF ADULTEROU DIÁLOGOS
PEC DE MARGARETE PREVÊ PERMUTA DE JUÍZES
PEC DE MARGARETE PREVÊ PERMUTA DE JUÍZES
“GOL DO BRASIL” EM TERESINA
“GOL DO BRASIL” EM TERESINA
MAIS DE 12 MILHÕES DE TRANSAÇÕES
MAIS DE 12 MILHÕES DE TRANSAÇÕES