DENUNCIA DE TERESA BRITTO GERA CONFUSÃO NA CÂMARA


Associação dos Vaqueiros lotou o plenário da Câmara contra Teresa Britto (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

por Lídia Brito

A audiência pública proposta pela vereadora Teresa Britto (PV) para discutir a denúncia de maus-tratos aos animais após as vaquejadas realizadas no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, terminou em confusão na Câmara de Vereadores de Teresina. As associações da categoria lotaram o plenário da Casa e se manifestaram contra a vereadora.

Diante da pressão da plateia que assistia a audiência, os vereadores se colocaram contra Teresa Britto e defenderam a manutenção das atividades no parque. Os vereadores presentes na sessão afirmaram ter “sangue de vaqueiro” e serem defensores da cultura nordestina. Apenas Teresa defendeu a necessidade de se investigar as denúncias de maus-tratos no local.

Presidente da Avapi afirma que as denúncias são infudadas (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Teresa Britto afirma que entregou ao Ministério Público fotos e vídeos que evidenciaram a presença de maus-tratos no local. “Ao visitarmos o local, encontramos os animais em estado gravíssimo, crimes constatados de maus-tratos aos animais. Por isso, estamos aqui para pedir a interdição da pista de vaquejada e a denúncia dos crimes praticados contra esses animais”, disse.

A Associação dos Vaqueiros Amadores do Piauí (AVAPI) publicou uma nota de repúdio contra as denúncias da vereadora. O presidente da associação, Ravid Lages, afirma que Teresa Britto estaria procurando apenas mídia. Ele nega qualquer prática de maus-tratos no parque de vaquejadas.

Manifestantes contra e a favor da vereadora acompanham a sessão (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

“Denuncia infundada. Para fazer denúncias de maus-tratos você precisa ter conhecimento de causa da vida do animal. Ela não conhece como se tratar um boi. O caso é que as vezes quando o animal encontra-se ferido é preciso amarra-lo para que ele possa ser contido. É uma técnica de contenção e ela não entende. Ela pegou um caso isolado para colocar como geral”, disse Ravid.

Durante a sessão, a vereadora foi hostilizada por algumas pessoas que se encontravam na plateia assistindo a sessão. Teresa afirma que a associação tentou distorcer a discussão. “Eu não estou falando que o vaqueiro trata mal os animais, quem faz isso são as pessoas que ganham milhões nas vaquejadas. O vaqueiro é a pessoa que cuida do animal, que protege e precisa dele para trabalhar. A vaquejada já é outro assunto”, destacou. 

Comente aqui