GABINETE PARALELO E IMUNIZAÇÃO DE REBANHO

A CPI da COVID realizada no Senado Federal ouve nesta terça-feira (22) o deputado Federal Osmar Terra (MDB-RS) que é apontado como um dos conselheiros do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na lida com a Pandemia, mesmo não sendo do Ministério da Saúde.

O parlamentar que é médico e ex-ministro da Cidadania é apontado como um dos integrantes do gabinete paralelo que acompanha e aconselha Bolsonaro, tendo ficado conhecido por defender a imunidade de rebanho da população somente tendo como base a contaminação de pessoas pela Covid e produção de anticorpos, sem levar em conta a maior eficácia de uma vacinação em massa. 

A CPI recebeu, pelo menos, 11 registros de reuniões do Governo para tratar estratégias de combate da Pandemia com a presença de Osmar, no período entre 4 de fevereiro de 2020 até 30 de março deste ano.  

Durante a CPI, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que a presença do deputado representa um risco de propagação de fake News pela CPI. “O depuente é o que mais mentiu aqui e estamos disseminando as fakes News que ele insiste em falar. Apelo aqui para desmentirmos tudo isso”, destacou o senador, referindo-se as falas do deputado Osmar. (Assista abaixo vídeo do depoimento de Osmar Terra à CPI da Covid)


O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), rebateu a fala de Osmar dizendo que ‘alguns políticos, como vossa excelência, sim infectaram a ciência’. Já o parlamentar rebateu dizendo que a política infectou a ciência, ao se referir aos ataques às medidas defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Osmar Terra questionou ainda as decisões do início da pandemia que determinou o isolamento social só através de “previsões apocalípcias”. O deputado voltou a confirmar a sua fala que disse no início da pandemia, que a pandemia acabaria antes da chegada da vacina.

A presença de Osmar como depoente na CPI irritou o presidente Bolsonaro que criticou o relator da Comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), através de um post na rede social chamando o senador não tem caráter, “falta de caráter é a marca do relator” escreveu Bolsonaro logo abaixo de um vídeo que postou mostrando o senador Renan e seu filho num evento no estado do Alagoas.


Comente aqui