CIRO NOGUEIRA TERIA FALADO EM “DERRUBAR” A OPERAÇÃO LAVA JATO, AFIRMA JOESLEY EM ÁUDIO

Ciro diz que se for provado envolvimento com corrupção ele renuncia (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O senador Ciro Nogueira (PP) é citado em novo áudio divulgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de uma conversa entre o empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, e Ricardo Saud, ex-diretor da JBS. Nela eles afirmam que Ciro teria a intenção de “derrubar” a Operação Lava Jato.

“Ricardo, se nós mostrar (sic) só essa partezinha da fita do Ciro, sem as outras putarias. Só a partezinha de que vai derrubar a Lava Jato, que vai votar rapidinho, que vai... Nossa Senhora, já pensou?”, diz Joesley aos 30min50s da gravação.

A gravação estava em sigilo e veio a público na terça-feira (5). O áudio tem quase quatro horas e, aparentemente, foi gravado pelos delatores da JBS sem que eles percebessem e anexado por engano pela defesa.

Em menos de uma semana esta é a segunda vez que o nome do senador é citado. Na última sexta-feira (1) seu nome apareceu em denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República por formação de uma organização criminosa para atuar no esquema de corrupção na Petrobrás.

Na noite da segunda-feira (4), antes da liberação do áudio, Ciro falou ao Política Dinâmica que desconhecia o teor da conversa, defendeu a quebra do sigilo e afirmou não ter cometido atos ilícitos em sua vida pública.

A reportagem não localizou o senador ou sua assessoria para comentar as novas informações.

SIGILO
A conversa ainda permanecia em caráter sigiloso por ordem do ministro Edson Fachin, relator do processo no STF. Por conter trechos que citam a vida privada de terceiros ainda pairava a dúvida sobre a liberação do áudio. No entanto, o ministro entendeu que quando há choque entre a preservação da intimidade do interessado no sigilo e o interesse público à informação, prevalece a publicidade, nos termos da Constituição.

 Com informações de Época Negócios e ASCOM/STF.

Comente aqui