PARCERIA
BANCADA FEDERAL VISITA ENTIDADES DO SISTEMA FIEPI

DURANTE A VISITA, ENTIDADES DO SISTEMA FIEPI APRESENTARAM AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA ENTIDADE PARA OS DEPUTADOS E SENADORES

12/06/2018 10:52 - Atualizado em 12/06/2018 12:40

Unidades Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em todas as capitais do país receberam no último dia, 8 de junho, a visita de parlamentares e de representantes de órgãos de fiscalização. Em Teresina, o evento ocorreu ontem (11) no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). Estiveram presentes os deputados federais Júlio César, Paes Landim, Átila Lira, Iracema Portela e o senador Elmano Ferrer. Também marcaram presença diversos presidentes de sindicatos patronais da indústria, empresários e representantes de órgãos e instituições.

Os parlamentares, acompanhados do presidente em exercício da FIEPI, Humberto Cronemberger, do superintendente do SESI-PI e diretor regional do SENAI, Mardônio Neiva, diretores da FIEPI, Ana Paula Lacerda, Freitas Neto e Ewerton Pinheiro realizaram a visita conduzidos por colaboradores do Sistema FIEPI e alunos.

O SENAI, por exemplo, apresentou ações realizadas em diversas áreas do conhecimento, além de produtos e serviços técnico-tecnológicos e ainda suas unidades móveis. Os alunos falaram de conhecimentos adquiridos nos cursos. Já os estudantes da Escola SESI Conselheiro Saraiva explicaram as ações realizadas pela instituição nas áreas de promoção da saúde, SST, saúde ocupacional, educação continuada e robótica.

O presidente em exercício da FIEPI, Humberto Cronemberger, ressaltou que, há mais de 70 anos, SESI e SENAI prepararam no país cidadãos e profissionais capazes de lidar com os desafios do mercado de trabalho. “Juntas,essas instituições desempenham um papel decisivo no desenvolvimento industrial e social do Piauí e do Brasil. Além disso, está sempre de portas abertas ao diálogo e a mostrar aos representantes da sociedade, de forma transparente, a missão que exercem na oferta de educação de qualidade”, pontuou.

O deputado Júlio César revelou que os valores que o governo pretende retirar do Sistema S não representam nenhuma importância para o déficit da previdência. “Se o rombo da instituição é mais de 270 bilhões, o que vai significar apenas 5 bilhões que seriam retirados das entidades?". O parlamentar considera que o SESI e o SENAI devem ser mantidos e servem de modelo para as administrações públicas.

Proposta (PLS 386/2016 – Complementar) de autoria do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) pretende retirar 30% das receitas destinadas ao Sistema “S” para a Seguridade Social. 

A deputada Iracema Portela explica que foi acionada pelo senador tucano Ataídes Oliveira, mas que desde já se declarou contra a proposta. “O Sistema S exerce um excelente trabalho para a nossa população e aqui os números comprovam isso, temos que valorizar essas ações desenvolvidas pelo SESI e o SENAI e continuar com o trabalho”, afirmou a deputada.

O deputado Paes Landim declarou que a iniciativa é louvável por apresentar o trabalho que realmente essas instituições fazem. “Elas são relevantes para o desenvolvimento do país por preparar e capacitar pessoas para o mercado de trabalho. Lembro que o Sistema S foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, que é do meu partido e se mantém durante todo esse tempo por conta da sua importância”, observou Paes Landim.

Mardônio Neiva, diretor regional do SENAI e superintendente do SESI, reforçou que as ações do SESI e SENAI são fiscalizadas por mais de 10 órgãos de controle. “Nossas instituições passam por várias auditorias, fiscalizações e somos considerados referência por órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União(CGU), pela forma transparente e clara que disponibilizamos dados e informações para a população”, complementou.

Com informações:ASCOM/FIEPI e AGÊNCIA SENADO

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
PRÉ-CAMPANHA
SEMINÁRIO DE LUCIANO CHEGA A OEIRAS NESTE SÁBADO
SEMINÁRIO DE LUCIANO CHEGA A OEIRAS NESTE SÁBADO
CONSTRUÇÃO CIVIL
POSSE PRESTIGIADA
POSSE PRESTIGIADA
PESAR
MÃE DE JÚLIO ARCOVERDE MORRE AOS 86 ANOS
MÃE DE JÚLIO ARCOVERDE MORRE AOS 86 ANOS
EM CAMPO MAIOR
FIRMINO ESTREIA NA PRÉ-CAMPANHA DE LUCIANO
FIRMINO ESTREIA NA PRÉ-CAMPANHA DE LUCIANO